A FIGUEIRA ESTÉRIL
Introdução
A lição de hoje nos mostrará que pertencer o reino de Deus é uma benção, mas também uma grande responsabilidade.
I - ENTENDENDO A PARÁBOLA
1- A Figueira – Israel, a igreja ou um individuo (Lc. 3:9; Os. 9:10; Jl. 1:7)
2- O Dono – Deus (Sl. 24:1; Ex.19:5,6; Gn. 14:19, 22)
3- O Vinhateiro – O Espírito Santo (Jo. 14:16; 15:26; 16:7)
4- O Critério – Dar fruto (Mt. 7:19,20)
II - VERDADES TIRADAS DESTA PARABOLA
1- Deus exige frutos e não folhas, ação e não palavras (Mt. 7:21-23)
A- Atenção a palavra (Lc. 6:47; 13:23-28)
B- Não basta ter aparência (Jo. 11:49-52)
a) Na frente é um anjo, por traz trabalha contra.
C- Deus não reconhece quem não dá fruto (Lc. 13:7; Mt. 3:8; Sl .5:5-7)
2- A demora no juízo não significa indiferença mas longanimidade e esperança de voltar a dar fruto (Lc.13:8,9; II Pd.3:4-10)
A- Muitos vivem se o dono da vinha não voltasse (Mt.25:5; Lc .17:26,27)
B- Mas ele virá com um propósito (II Pd. 3:7; II Ts. 1:7-10)
C- O tempo de Deus é diferente do nosso (Lc. 13:7; II Pd. 3:8; Sl. 90:4)
3- Cedo ou tarde a lamina do machado cairá a raiz da vinha inútil que faltou o enxerto da nova vida em Cristo:
A- É pelos que somos conhecidos (Mt. 7:16-20; Lc .6:44-46)
B- A igreja foi enxertada no lugar de Israel para dar frutos (Rm.11:16-19; Jr.11:16,17; Jo.15:16)
C- É tempo de mostrar os frutos para Deus (Cl. 1:6,10; Ef. 4:1-3; Hb. 13:21; I Pd. 5:10,11)
Conclusão
Como vimos nesta parábola, não basta ser crente, tem que ter frutos ou do contrario tudo será em vão. Que sua vida particular e coletiva esteja frutificando para gloria de Deus.
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O FARISEU E O PUBLICANO
Texto. Lc.18:9-14
Introdução
Na lição de hoje veremos sobre aqueles que querem alcançar a salvação pelos seus próprios méritos ou qualidades, e em contra partida há os que em tese nada tem, mas são humildes e sinceros e por isto alcançam a benção de Deus.
I - A BIOGRAFIA DE AMBOS
1- Do fariseu - Uma seita, maior que os saduceus (separados) se lavavam antes de comer (Mc. 7:3,4), dizimista (Mt. 23:23). Observavam rigorosamente o sábado (Mt. 12:1-14; Lc. 13:10-17) condenados por João batista (Mt. 3:7) e por Jesus (Mt. 5:20; 15:7,8)
2- Do publicano - Cobradores de impostas para os romanos, eram considerados traidores e de mau caráter (Lc.3:12,13; 19:8) Classificados como pecadores (Mt. 9:10,11) pagãos (Mt. 18:7) e meretrizes (Mt. 21:31). Mateus era um (Mt. 10:3)
II - A ESCRAVIDÃO LEGALISTA DOS FARIZEUS
1- Escravos da soberba (Lc. 18:9,12; Is .58:3-6)
2- Escravos da cegueira espiritual (Is. 7:14; Lc. 18:11)
3- Escravos da ignorância espiritual (Lc .18:11; Rm. 2:1)
III - O FARISEU E SUAS OBRAS MORTAS
1- Ele confiava em si mesmo (Lc. 18:11; Ef. 2:9)
2- Mostrou suas qualidades (Lc. 18:12; Is. 64:6)
3- Gostava de aparecer (Mt. 23:5-7)
4- Voltou sem edificação (Lc. 18:14; Mt. 23:12)
IV - O PUBLICANO JUSTIFICADO PELA GRAÇA
1- Reconheceu seu pecado (Lc. 18:13; 19:8)
2- Foi justificado pela graça (Lc. 18:13; Rm .5:1; Tt. 3:50)
3- Foi justificado pelo sangue (Hb. 9:5; Rm. 5:9)
4- Este é o caminho certo (II Cr. 7:14; I Pd. 5:6)
Conclusão
Na lição de hoje aprendemos que o caminho da vitória é a humildade e isto em todas as áreas da vida.
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O SEMEADOR
Texto. Mt.13:3-9
Introdução
Continuando o estudo das parábolas, veremos hoje na parábola do semeador sobre os vários tipos de terrenos onde é semeada a semente da palavra de Deus. Prestem atenção e veja em qual destes vocês estão enquadrado.
I - A SEMENTE A BEIRA DO CAMINHO 13:4
1- São os que não compreendem a palavra 13:19; Rm.10:17
2- São os que são presas fácil do adversário 13:15; Sl.119:11
3- São os de corações endurecidos Rm.10:10; At.26:28
II - A SEMENTE SOBRE PEDREGAIS 13:5
1- São os de corações enfraquecidos I Jo.2:15
2- São os de corações sentimentalistas Mt.8:21,22; Hb.12:16,17
3- São os de corações queixosos Hb.12:15; Lc.8:13
III - A SEMENTE ENTRE OS ESPINHOS 13:7
1- Os embaraços sufocam Jô.8:47; Mt.6:33
2- As riquezas sufocam Lc.18:23,24
3- As ambições e os prazeres sufocam I Tm.6:9; Rm.12:16
IV - A SEMENTE EM BOA TERRA 13:8
1- Ouvem a palavra Tg.1:19; Ap.1:3; Sl.119:18
2- Compreendem a palavra At.8:31; Ap.22:11
3- Obedecem a palavra Tg.1:21-23, 25,26
4- Dão frutos 13:23; Jô.15:16; Lc.13:7
Conclusão
Amada igreja, esta lição nos chama a atenção para um assunto serio; em qual destes grupos estamos? Se não for no da boa terra temos que reagir ainda hoje.
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A DRACMA PERDIDA
REENCONTRANDO VALORES PERDIDOS
Texto. Lc.15:8-10
Introdução
Na lição doutrinaria de hoje estudaremos sobre valores importantes da vida que foram perdidos, mas que podem ser reencontrados.
I - A IMPORTÂNCIA DESTA PARÁBOLA
1- Ela é como uma jóia desprezada no escuro
2- A drácma simboliza os valores espirituais que estamos perdendo dia a dia e que pode resultar na perda do valor máximo que é a salvação.
3- É impossível viver sem perder, porem podemos viver ganhando mais e perdendo menos.
4- Na vida espiritual são muitos os que mais perdem do que ganham e por isto vivem em estado de miserabilidade
II - ESTUDANDO SOBRE A DRACMA
1- Antiga moeda, usada na Grécia e no mundo grego (Helênico)
2- Uma moeda de prata com valor idêntico ao do denário, portanto valor de um bom salário para um dia de trabalho. (seu maior valor é o sentimental)
3- Era usada para colar de ornamento das mulheres, dava status e era usado como dote.
4- Porém usar um colar faltando uma drácma dava a entender que a mulher queria ser importante sem poder, ou, que não era mulher responsável e zelosa.
III - O CONTEXTO DA PERDA DESTA MOEDA
1- As casas não tinham janelas, portanto eram escuras.
2- O piso geralmente de terra
3- As casas raramente eram varridas, portanto o lixo e o pó aglomeravam chegando ao nível dos tornozelos.
IV - APLICAÇÃO DESTA PARTE DA PARÁBOLA
1- Nos chama a atenção para coisas importantes da vida cristã que estamos perdendo II Jo.8
2- Mostra-nos que não convém vivermos só de aparência, o colar tem que estar completo Jo.15:4,5
3- A escuridão e a sujeira tem prejudicado a vida de muitos crentes Mt.23:25,26
Conclusão
Nesta primeira parte do estudo já tiramos algumas lições importantes, agora é colocar em prática e com certeza o primeiro a ganhar seremos nós mesmos.
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A DRACMA PERDIDA / 2ª PARTE
REENCONTRANDO VALORES PERDIDOS
Texto. Lc.15:8-10
Introdução
Na lição doutrinaria de hoje continuaremos o estudo sobre valores importantes da vida que foram perdidos, mas que podem ser reencontrados.
I - ESTA DRACMA REPRESENTA VALORES ESPIRITUAIS PERDIDOS. VEJAM ALGUNS:
1 - A drácma do amor I Jo.3:18
A - Entre os irmãos Jo.15:12
B - Entre familiares Cl.3:18-21
C - Ao evangelho Mc.10:29
D - A Deus Jo.21:15-17
2 - A drácma da oração I Ts.5:17
A - As grandes vitórias da igreja aconteceram quando os crentes foram para oração, veja:
a) Perdão II Cr.32:12,13
b) Livramentos II Rs.19:14,15,19,20
c) Bênçãos diversas Jr.33:3
3 - A drácma do jejum Ii Cor.11:27c
O jejum produz vitórias impar em nossas vidas, vejam:
a) Vida exemplar Lc.2:37
b) Vitória sobre demônios Mt.17:21
c) Disciplina na vida cristã II Cor.11:27
d) Ajuda na vida ministerial At.13:3
II - A DRACMA DO ZELO Gl.4:18a
1 - Zelo é cuidado, dedicação, esmero em fazer alguma coisa.
2 - A bíblia diz que Deus tem zelo conosco Ex.20:5; Dt.6:15
3 - Devemos retribuir tendo zelo do nosso testemunho e do trabalho que realizamos II Cor.8:22; Tt.2:14.
Nosso zelo deve abranger:
A - Nossa vida II Cor.8:22
B - Nosso ministério Ap.3:19
C - Nossos irmãos II Cor.11:2
D - A casa do Senhor Jo.2:17
E - Os dons espirituais I Cor.12:31
F - Da evangelização, e você perdeu a drácma do evangelismo e não tem ganhado almas para Jesus, hoje Deus quer te dar de volta.
4 - A drácma do prazer espiritual Sl.119:174
A - Prazer na palavra Sl.1:2
B - Prazer na oração Lc.5:15,16
C- Prazer em estar na casa de Deus Sl.122:1
D - Prazer em servir a Deus Mc.5:18,19; Ap.7:15
Conclusão
Hoje vimos algumas drácmas que temos perdido e precisamos reencontrá-las, na próxima terça veremos outras e concluiremos este assunto, não percam.
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O RICO E LAZARO
Texto. Lc.16:19-31
Introdução
Continuando o estudo das parábolas, veremos hoje na parábola do rico e Lazaro sobre o preparo que cada um de nós temos que ter enquanto vivos para a eternidade.
I - AS CARACTERÍSTICAS DO RICO E LÁZARO
1- O rico e seu tesouro terreno
A- Tesouro no hebraico “osãr” amontoar, esconder Lc.16:19
B- Veja a recomendação bíblica Sl.62:10
2- Lázaro e seu tesouro espiritual
A- Tesouro não é apenas valores materiais ou sólidos, mas também morais e espirituais Mt.6:20
B- Ainda hoje tem crentes que só possui tesouro espiritual Ef.1:7
II - DEPOIS DA MORTE O JUÍZO
1- Não é purgatório, carma ou reencarnação Lc.23:43; Hb.9:27; Ap.20:15
2- Para o rico um lugar de tormento Lc.16:22,23,25,28
3- Para Lazaro um lugar de descanso Lc.19:9; 23:43; Jo.13:23
III - SEPARAÇÃO ENTRE CEU E INFERNO 1- Separa o homem de Deus Lc.16:28; Mt.27:46;25:41
2- Separa os salvos dos perdidos Lc.16:24,26
3- No céu paraíso estão os que aceitaram a Jesus Lc.23:43
4- No hades os que esqueceram de Deus Sl.9:17
IV - O CLAMOR TARDIO DO RICO
1- Indiretamente quis acusar Deus Lc.16:28,29
2- Um desprezo à palavra de Deus Lc.16:27; II Cor.11:14
3- Mostra o desprezo do homem pela palavra Lc.16:31; II Cor.4:4
Conclusão
Amada igreja, esta lição nos ensina a não colocarmos nosso coração só nas coisas desta terra, pois há um lindo país nos esperando ou um lugar de tormenta, isto dependerá de como vivemos aqui.
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PARÁBOLA DO CISCO E DA TRAVE
Texto. Lc.6:36-45
Introdução
Veremos hoje que julgar os outros sem a misericórdia e o desejo de melhora da pessoa e também sem olhar antes para nossos próprios erros, não passa de obra da carne e é condenada por Jesus nesta parábola.
I - A IMPORTÂNCIA DA ATITUDE DO QUE FAZEMOS
1- Primeiro olhar a nos mesmos II Cor.13:5,
2- As atitudes são movidas pelo que está no coração Lc.6:45, quem vê muito defeito nos outros geralmente é porque o defeito está nele,
3- As palavras revelam as intenções do coração Pv.26:23-26,
4- Mas suas verdadeiras intenções serão reveladas Mt.7:16
II - EVITANDO AS CRÍTICAS DESTRUTIVAS
1- Jesus condena as criticas destrutivas Mt.7:1, uma das práticas do nosso tempo é a maledicência, a arte de bisbilhotar, de difamar, de fazer mexericos, porém isto não convém aos servos de Deus Lv.19:16,
2- Quando vemos o irmão no erro ou temos alguma pendência ou intriga devemos procurá-lo pra conversar Mt.18:15,
3- Nesta parábola Jesus condena o julgamento hipócrita Lc.6:41; I Cor.11:28,29.
III - A HIPOCRISIA FAZ-NOS VER APENAS ERROS NOS OUTROS
1- Nem uma pessoa é plenamente justa diante de Deus, nem as crianças Sl.51:5 e 58:3, porém temos a tendência de nos portar como perfeitos e ver defeitos apenas nos outros,
2- O verdadeiro crente sempre se considera um pecador Lc.18:13; I Jo.1:8, ele se aflinge com seus próprios pecados e pede a Deus que o ajude a melhorar,
3- Fazer julgamento é uma clara evidência da falta de temor a Deus I Pd.4:15, veja a pergunta de Jesus Lc.6:42.
IV - A MALEDICÊNCIA TRAZ PREJUIZOS A IGREJA
1- A maledicência pode ser dividida basicamente em três áreas:
A- Murmuração, é reclamar de Deus Jô.7:12, Israel fez muito isto e pagou caro,
B- O tocar nos ungidos de Deus (falar mal da obra) At.6:1, este pecado tem custado caro a muitas pessoas Nm.12:1,2,4,5, 10,13,14,15,
C- Falar mal das pessoas Mt.7:1-5, a falta de maturidade espiritual gera isto.
Conclusão
É atitude covarde censurar com o propósito de destruir a reputação de outrem.
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PARÁBOLA DO VINHO NOVO EM ODRES VELHOS
Texto. Lc.5:33-39
Introdução
O objetivo das parábolas era de ensinar coisas profundas de maneira simples e prática, que iremos estudar hoje, em resumo, nosso mestre queria ensinar que para recebermos a nova vida em Cristo precisamos nascer de novo.
I - ENTENDENDO A PARÁBOLA
1- Os odres eram feitos de pele de animais em diversas formas e utilizados como garrafas. Ninguém colocaria vinho novo em odre velho que já havia perdido a elasticidade, este vinho ao fermentar arrebentaria o odre Lc.5:37. No caso do vestido o princípio é o mesmo, não se coloca remendo novo em vestido velho, pois o velho se rompe e o buraco fica ainda maior.
2- O Senhor fazia menção ao fato de que as novas coisas, referente ao Reino, que estava ensinando aos judeus não poderiam ser armazenadas nos velhos costumes deles. Numa aplicação mais prática, posso dizer que é impossível alguém receber as coisas de Deus a menos que tenha nascido de novo, que seja uma nova criatura. Tentar absorver as coisas de Deus e tentar aplicá las à velha natureza ou ao velho homem.
II - APLICANDO A PARÁBOLA
1- A nova vida em cristo não poderia ser estabelecida em cima das bases da lei ou do farisaísmo hipócrita que estava em voga,
2- Deus não pode derramar uma unção nova sobre nossa vida se as coisas velhas ainda estão nela I Cor.3:3; II Cor.5:17, se estamos pensando no Egito, se não temos um puro coração Rm.6:4 - Deus só pode agir na vida daquele que é fiel e renuncia a sua vontade Gl.2:20, para fazer a dele que é sempre a melhor para nós Jô.6:38, e se ainda estamos na vida velha, não tem como Deus agir Ef.4:22.
3- Coisas novas de Deus só podem ser colocadas em vida nova Lc.5:38,
4- Mesmo vivendo em uma sociedade pervertida (odres velhos) o crente que deseja receber o novo de Deus precisa viver em novidade de vida Rm.6:4
5- Ninguém que bebe do vinho anterior, prefere o novo, pois acha o velho melhor Lc.5:39, aqui se refere a termos recebido a salvação e ensinamento original, jamais devemos despreza-lo para aceitar coisas modernas.
Conclusão
Aprendemos hoje que para termos a nova vida de cristo em nós precisamos nascer de novo, não ha outra maneira, ou nasce de novo ou não pode ter comunhão com Cristo.
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PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO
Texto. Mt.13:24-30
Introdução
Na parábola de hoje um homem plantou sementes no seu campo, mas o inimigo plantou joio no mesmo campo. Uma vez que o trigo e o joio começaram a crescer juntos, os servos sugeriram que arrancassem o joio. O dono da lavoura não os deixou tirar o joio. Ele deixou o joio crescer junto com o trigo até a colheita, quando o trigo foi recolhido e o joio foi queimado.
I - ENTENDENDO A PARÁBOLA
1- O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; Mt.13:38,
2- E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem Mt.13:37,
3- A semente é a palavra de Deus; Lucas 8:11
4- O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Mateus 13:39.
5- O Filho do homem os seus anjos, colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes Mt.13:41,42,
II - ESTUDANDO A PARÁBOLA
1- Jesus quis mostrar a que o reino de Deus é semelhante Mt Mt.13:24 b,
2- O dono da terra semeou boa semente (verdades genuínas, coisas legitimas) Mt.13:24 c, fala do que dispensou para igreja,
3- Porem os homens dormiram Mt.13:25 a (não foi o dono que dormiu, foram seus empregados) veio os inimigos dele (dono) e semeou o joio 13:25b (fala do inimigo que vem quando descuidamos e semeia coisas erradas) o segredo é não descuidar, não dormir,
4- Uma duvida típica de servo Mt.13:27, quem fez isto? É culpa de quem? e o patrão explica: foi algum inimigo 13:28ª, preste atenção na palavra inimigo, quem quer a mistura na igreja está a serviço do inimigo,
5- Quer que arranquemos? 13:28b, isto seria o mais sensato,
6- NÃO, o melhor seria “não agora” Mt.13:29, não por dó do joio e sim para não arrancar trigo junto (a pessoas que continuam na igreja e as vezes até com privilégios, não porque Deus o ama e sim para não prejudicar inocentes),
7- Porém vai chegar a hora Mt.13:30, pode deixar crescer, faz de conta que a pessoa vai se dar bem mesmo sendo joio, porem não é assim na pratica.
III - ESTA PARÁBOLA NÃO QUER DIZER QUE TEMOS DE DEIXAR O ERRO DENTRO DA IGREJA ATÉ O ARREBATAMENTO
1- Paulo instruiu a igreja dos Coríntios sobre como resolver o problema de imoralidade no meio da congregação. Ele usou palavras fortes para descrever a atitude certa em relação ao irmão que volta e permanece no pecado: I Coríntios 5:3-5,7,11,
2- Instruiu também os tessalonicenses: I Tessalonicenses 3:6,
3- Paulo resumiu bem a diferença entre a igreja e o mundo nesta parábola I Coríntios 5:13.
Conclusão
O joio sempre foi e sempre será encontrado no meio do trigo, atrapalhando, dando mau testemunho, trazendo escândalo, despregando o evangelho, e pode até acontecer de joio se transformar em trigo, o perigo é chegar a hora da colheita e isto não ter acontecido, ai o destino é o fogo.
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PARÁBOLA DA FIGUEIRA ESTERIL
Texto. Lc.13:6-9
Introdução
Na parábola de hoje veremos a ação de Deus para com Israel e a igreja que foram plantadas em boa terra, dado o tempo necessário para produzir, e como não frutificou foi arrancada para dar lugar a uma que produzisse. Esta parábola não pode ser confundida com a passagem de Jesus amaldiçoando a figueira em Mateus 21, a única relação é a ausência de frutos.
I - DEUS NÃO ACEITA O CRENTE ESTÉRIL
1- A igreja não deve brincar com a longanimidade de Deus Lc.13:7,
2- A igreja não deve cometer o erro que Israel cometeu e pagou caro Is.5:1-7,
3- O machado será posto na raiz das igrejas e crentes infrutíferos Lc.13:9; Mt.7:19. O principal motivo para a falta de frutos na igreja e na vida de vários crentes é a sensação de impunidade, arranjam desculpas de todos os tipos para não fazer o que Deus manda. Deus nunca mandara fazermos algo que não damos conta II Cor.3:5,
II - COMO PODEMOS DAR FRUTOS
1- Amando uns aos outros I Jô.3:14; 4:20, eu posso ate não gostar de alguém do corpo de Cristo, mas tenho que ama-lo em Cristo,
2- Dando bom testemunho I Cor.10:32, aqui está a maior necessidade de frutos na vinha do mestre, crentes que pregue com o testemunho,
3- Ajudando os necessitado Mt.10:42, mas o contrario também é verdade Mt.18:6, veja este esclarecimento Mt.25:44,45,
4- Contribuindo com a obra de Deus II Cor.9:7, quando o crente abre a mão para a obra de Deus, seja no dizimo ou nas ofertas, ele esta frutificando na vinha do mestre e o nome de Jesus é glorificado,
5- Trabalhando no reino Mt.10:8, que tarefa nobre. O salmista aconselha trabalhar pra Jesus com alegria Sl.100:2 e no 1:2, nos manda ter prazer nas coisas de Deus.
III - DAR FRUTO NA VINHA DE JESUS É PRAZEROSO
1- Mesmo no sofrimento At.5:40-42, quem decide dar frutos no reino de Deus irá sofrer, mas é um sofrimento gostoso,
2- O crente quando nasce de novo de verdade, ele dá frutos como sinal At.8:39,
3- Uma igreja que dá frutos, não precisa muito esforço, cada um faz sua parte e no final soma muito Mc.4:20,
Conclusão
Vimos hoje que dar frutos na ceara de Jesus não deve nunca ser apenas uma opção do crente e sim uma obrigação, ou talvez ate mais que isto, uma questão de sobrevivência.
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O PRUDENTE E O INSENSATO
Texto. Mt.7:24-28
Introdução
Na parábola de hoje o mestre visa nos orientar sobre a nossa edificação espiritual.
I – ANTES DE FALAR SOBRE O PRUDENTE E O INSENSATO VAMOS TIRAR ALGUMAS LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE
01- A mensagem nos Capítulos 5 a 7 de Mateus é chamada de sermão da montanha ou do monte, porque Jesus a pronunciou em um monte nas proximidades de Cafarnaum.
02- Porém antes de dirigir-se a tão grande numero de ouvintes, Jesus chamou seus discípulos à parte e advertiu-os sobre as tentações que enfrentariam como companheiros Dele.
03- Jesus disse-lhes que não esperassem fama e fortuna, mas pranto e perseguição, no entanto, Jesus lhes garantiu que seriam recompensados.
04- Não podemos usar a mensagem de Deus somente para promover nossos interesses pessoais.
05- Jesus começou seu sermão com palavras que parecem contradizer-se. Mas o modo de vida de Deus normalmente contradiz o do mundo. (se você deseja viver para Deus, deve estar pronto para dizer e fazer o que parece estranho para o mundo.
II – HÁ PELO MENOS QUATRO CONSIDERAÇÕES SOBRE AS BEM AVENTURANÇAS
1º São um código de ética para os discípulos e um padrão de conduta para todos os cristãos.
2º Contrastam os valores do reino, que é eterno com os terrenos, que são temporários.
3º Contrastam a fé superficial dos fariseus com a fé real que Cristo exige.
4º Existem algumas qualificações para entrar no Reino de Deus.
III - O PRUDENTE E O INSENSATO
1º Devemos construir a nossa vida na rocha em um alicerce firme, "Jesus" - Mt. 7.21 - 27
2º Jesus ensina sobre construir em um sólido alicerce. Lc. 6.49
3º Aquele que ouve a palavra de Jesus e pratica, é como o homem sábio que edificou a casa (sua vida e suas atividades) sobre a rocha (Cristo) resistindo assim a ação devastadora do tempo e da eternidade: as provações tentações e o julgamento.
4º O que ouve a palavra de Jesus e não a pratica, é como um insensato que constrói a casa da sua vida sobre os alicerces humanos do dinheiro, da cultura, dos títulos, da fama, da popularidade, da amizade errada. Os quais como a areia não resistem à ação demolidora dos intempéries da vida e do Juízo Final.
5º Edificam a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu.
6º A obediência é o sólido fundamente para que possamos resistir as tempestades da vida. (Tiago 1. 22 - 27)
7º Como uma casa feita de papelão, a vida do tolo se desmancha, reduzindo-se a pó.
8º Nem todo aquele que fala sobre o céu faz parte do reino de Deus.
9º Jesus está mais preocupado com o nosso comportamento do que com o nosso discurso.
Conclusão
Jesus quer que façamos o que é certo, e não apenas ensinemos o que é correto. A sua casa, que representa sua vida, resistirá as tempestades da vida apenas se você fizer o que é correto, em vez de apenas falar disto. Aquilo que você faz não pode ser diferente do que você diz crer.
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A LAMPADA DEBAIXO DA CAMA
Texto. Lc.8:16-18
Introdução
Esta parábola fala da nossa responsabilidade pessoal como crente em Jesus de compartilhar com as pessoas pregando a palavra e em especial com nosso testemunho aos milhões de vidas sem Cristo e escravas do pecado por este mundo a fora.
I - A IGREJA NÃO PODE SER OFUSCADA PELO MUNDO
1- A lâmpada não pode ser colocada em baixo da cama pois assim não cumpre sua razão de ser Fl.2:15,
2- A igreja não deve se adequar a conduta do mundo Hb.12:1, não podemos ser como “camaleões” que se adequam au lugar que está,
3- A igreja precisa resgatar seu brilho espiritual I Ts.5:4-6. Apague se o sol e o mundo deixará de existir por causa das trevas; esconda a luz da salvação sob o manto da hipocrisia ou do mal testemunho e a humanidade não dará um passo em direção a Deus.
II - A RESPONSABILIDADE DA IGREJA PERANTE O MUNDO
1- Ser um modelo de conduta da santidade Ef.5:11-14, como igreja precisamos bradar contra a iniqüidade, odiando o pecado e amando o pecador saindo debaixo da cama do comodismo Hb.1:9,
2- Ecoar sua voz de boas novas em mundo faminto II Rs.7:8,9, no inicio da era cristã a igreja assumiu esta responsabilidade e grande foi o resultado,
3- Não ser motivo de escárnio no mundo II Cor.6:3, não podemos continuar sendo esta igreja fosca, sem brilho, influencia em vez de influenciar,
4- Não perder seu tempo com assuntos sem importância e nem em ficar procurando desculpas Mt.25:24-30, não há mais tempo para subterfúgio ou mentiras.
III - A IGREJA DEVE EXAMIANR A SIM MESMA
1- Outro aspecto importante da parábola da lâmpada em baixo da cama é a frase “com a medida com que medis, sereis medidos” Mc.4:24,
2- A igreja precisa praticar o auto exame a luz da bíblia I Tm.4:16, Todos nos cristãos professos precisamos examinar a si mesmos para ver se a salvação é uma realidade em suas vidas, em bez de ficar apontando os erros dos outros II Cor.13:5,
3- A igreja deve ser o instrumento de Deus na terra para clarear a ignorância das pessoas sobre a salvação em Cristo Lc.8:16. sendo assim fica muito claro que cada crente, sem precisar mandar deve difundir as boas novas a fim de dissipar as trevas da ignorância que envolve o homem no pecado II Cor.4:4
Conclusão
Aprendemos hoje sobre o compromisso que cada crente deve ter em fazer sua luz brilhar através do seu comportamento e também da sua pregação do evangelho a fim de que o reino de Deus se instale na terra.
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OS PRIMEIROS ASSENTOS
Texto. Lc.14:7-14
Introdução
Hoje veremos o valor da humildade, humildade que revela o verdadeiro caráter do cristão em saber que nem sempre o aparecer, o ser reconhecido aqui na terra é o mais importante e sim como estamos sendo vistos diante de Deus.
I - OS CRISTÃOS DEVEM BUSCAR A HUMILDADE
1- Alguém disse que ser sábio de verdade é olhar para si mesmo e não ver motivo algum para ser orgulhoso Rm.7:24,
2- O orgulho é o elevado conceito que alguém faz de si próprio Jô.13:4,5,
3- O cristão deve sentir prazer em servir Fl.2:3-5. Muitos na igreja hoje só pensam em si mesmos, se darem bem, serem bem sucedidos, porem não é assim que deve ser. Na bíblia entre o verbo e o substantivo SERVIR a 850 referencias, que tal?
4- Precisamos identificar o que é realmente humildade, o que não é humildade:
A- Comiseração, fazer de coitadinho,
B- Achar que não da conta de fazer a obra de Deus,
C- Fazer de injustiçado, cuidado com isto igreja, satanás usa muito esta tática,
II - FOMOS CHAMADOS PARA SERVIR
1- Servir no sentido cristão é esquecer de si mesmo e dedicar se a Deus, sua obra e ao próximo sem almejar qualquer recompensa aqui na terra Lc.14:12-14,
2- O cristão deve preservar a simplicidade de Cristo II Cor.11:3, Precisamos cuidar para não apartarmos as simplicidade que apredemos nos primórdios da nossa fé,
3- O cristão não deve fazer alarde de seus feitos no reino de Deus Pv.20:6, considerando se sempre servo inútil Lc.17:10,
III - OS PREJUIZOS DA SOBERBA
1- É rejeitado por Deus I Pd.5:5, toda criatura que escolhe este caminho encontra um Deus diferente: frio, sem piedade e que manifesta seu poder para destruição, temos visto muito isto hoje, pessoas que estava indo tudo bem, derrepente começa a se desmanchar Hb.3:12,13. Veja irmãos: quando achamos que não precisamos da exortação de nossos pastores ou lideres; quando sempre achamos que estamos certos; quando achamos que somos melhores que os outros, seja como pessoa ou para fazer algo; quando achamos que a obra que estamos fazendo esta tendo sucesso por causa de nós é porque já tornamos vitimas da soberba,
2- Envergonha o nome de Cristo Pv.17:21, sabe como se sente o pai de um filho metido a importante sem ser? É assim que Deus sente com os crentes exaltados,
3- A humildade identifica nossa dependência de Deus i Cor.12:9,10, a auto suficiência aguça o sentimento de orgulho, enquanto que a humildade intensifica o senso de dependência divina Jô.15:5.
Conclusão
Deus falou conosco, agora é cada um tomar a postura certa
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OS TALENTOS
Texto. Mt. 25:14-30
Introdução
Aprenderemos na doutrina de hoje a ter mais responsabilidade com a obra de Deus, e desempenhar os talentos que nos foram confiados.
I - TALENTOS SEGUNDO A CAPACIDADE
1- A medida da fé e capacidade Rm.12:6; I Pd.4:11, Deus é justo também nesta parte,
2- A capacidade do crente (cada um de nos temos uma capacidade) Deus sabe disto e explora esta parte Mt.25:15
3- A capacidade de Deus no crente II Cor.3:5,6; Jô.15:5, esta é diferente, independe de nós,
4- Para reflexão Is.49:4, as vezes pesamos que nosso esforço esta sendo em vão, mas é engano, o galardão virá,
II - O SERVO FIEL
1- Ele teve prazer de prestar contas, tinha feito sua parte MT.25:20
2- Recebeu a missão e começou logo MT.25:16, quem quer da jeito, quem não quer da desculpa,
3- Trabalhou com amor e o resultado apareceu MT.25:17, não tem mistério igreja, faz sua parte que vai dar certo,
4- Foi fiel no pouco e recebeu a recompensa Mt.25:22,23; 24:45-47
III - O SERVO INFIEL
1- Ele tinha capacidade Mt.25:15
2- Mas não a usou (fez o que deu na sua cabeça) Mt.25:18
3- A explicação usada Mt.25:24,25, veja no que da as desculpas,
A- Quis colocar a culpa em Deus Gn.3:12; Lm.3:39
4- O Senhor não aceitou Mt.25:26, Deus não é como o homem,
5- A sentença divina Mt.25:28-30; Jô.15:2, irmãos, isto aqui é sério.
IV - PRINCIPAIS LIÇÕES TIRADAS
1- Todos na igreja tem talentos Mt.25:15
2- Pode até demorar, mas o Senhor vem II Pd.3:9; I Pd.4:5
3- Despertemos enquanto é dia II Tm.1:6
4- Para ouvirmos estas doces palavras Mt.25:23
Conclusão
Que Deus nos guarde de desperdiçarmos os talentos e as oportunidades que temos recebido para trabalharmos na sua obra e sermos úteis ao seu reino.
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TRÊS COISAS PERDIDAS
Texto. Lc.15:3-24
Introdução
Estamos encerrando hoje esta serie de lições doutrinarias sobre parábolas de Jesus e faremos estudando as três parábolas de Lucas 15 que trata de três coisas perdidas e que foram encontradas. Deus tem algo a nos falar nesta parte.
I - UMA OVELHA PERDIDA
1- Esta ovelha fala de:
A- Um crente afastado,
B- Um familiar desviado ou distante do convívio,
C- Uma amizade perdida,
2- O que a parábola ensina para achar Lc.15:4b:
A- Deixa o que esta seguro Mc.8:36; Lc.9:25, não adianta ficarmos preso a princípios que achamos serem o certo se estamos perdendo algo que o dinheiro ano compra, não foi pelo valor financeiro que ele foi atrás desta única ovelha e sim pelo valor sentimental,
B- Esforçar, ter atitude PV.24:11,12, para buscar o que está se perdendo é preciso ação, so conversa não resolve.
3- A alegria de achar a ovelha Lc.15:5, a igreja precisa esforçar pela salvação das almas e alegrar quando isto acontecer.
II - UMA DRACMA PERDIDA
1- Novamente a importância não está no valor financeiro ou na proporcionalidade Lc.15:8ª, este é nosso problema; estamos perdendo valores espirituais, morais e outros, porem achamos que não significa muito,
2- Mas esta mulher nos da o exemplo Lc.15:8b, não se conformou, não deixou para depois, vamos fazer assim amada igreja,
3- Após encontrar fez festa Lc.15:9, precisamos aprender isto, comemorar as conquistas espirituais e materiais.
III - UM FILHO PERDIDO
1- Uma decisão louca:
A- Sair da casa do pai Lc.12,13a, quantos estão fazendo isto hoje e quantos aqui estão pensando em fazer,
B- Saiu levando: saúde, moral, bens Lc.15:13b, deixar a casa dos pais ou a casa de Deus é loucura,
C- Depois que saiu só perdeu Lc.15:14a:
a) Finanças Lc.15:14b, satanás esta de olho no que temos,
b) Dignidade Lc.15:15, satanás também se interessa no que somos, de filho de rico a cuidador de porcos de terceiros,
c) Sustento Lc.15:16, satanás deseja tirar ate nossa refeição.
2- Uma decisão sábia:
A- Caiu em si Lc.15:17, este texto mostra que todo desviado esta fora de si, o dia que ele cair em si, volta,
B- Voltar por baixo, humilde Lc.15:18,19. saiu por cima, pisando em tudo e todos, agora volta arrastando, ainda bem,
C- Foi recebido com amor Lc.15:20, a igreja e as famílias precisam fazer hoje o papel deste pai, receber seus pródigos com amor, sem discriminação, hoje são eles, amanhã pode ser nós.
Conclusão
Que as lições desta série de estudos possa ter ajudado na sua formação cristã e mudado cada um de nós para melhor.