Pesquisar este blog

VIDAS

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. A VIDA ETERNA, DE RENÚNCIAS!

terça-feira, 22 de agosto de 2017

ABIMELEQUE


ABIMELEQUE 

Origem: BÍBLICO 

Significado: HEBRAICO: MEU PAI É REI. 
ERA NOME DE VÁRIAS PERSONALIDADES DO ANTIGO TESTAMENTO.

Meleque (rei) é pai. 
1. Rei de Gerar no tempo de Abraão (Gn 20.2), o qual levou Sara para o seu harém. Todavia, avisado por Deus, num sonho, a respeito da sua leviana ofensa, restituiu Sara, e fez uma aliança de paz com Abraão em Berseba. 

2. Outro rei de Gerar, NOS tempos de Isaque (Gn 26), o qual procedeu com Rebeca tal e qual seu antecessor (Abraão) a respeito de Sara. Depois de uma disputa acerca de poços, o que frequentemente acontece nos lugares áridos, Abimeleque e Isaque acabaram se tornando amigos. 

3. Filho de Gideão (Jz 8.31). Depois da morte de seu pai, assassinou os seus setenta irmãos, à exceção de Jotão, que se havia escondido. Então, por influência dos irmãos de sua mãe (era ela Siquemita), foi eleito rei de Siquém, que se tornou um estado independente de Israel. Três anos mais tarde houve uma rebelião na cidade, na ausência de Abimeleque, a qual foi reprimida por Zebul, o governador, que expulsou Gaal, o chefe da sedição, e destruiu totalmente a cidade, espalhando sal sobre as suas ruínas. No ataque de Tebes uma mulher arremessou uma pedra de moinho à cabeça de Abimeleque (Jz 9.53, 54; 2 Sm 11.21), e ele, para escapar à vergonha de ser morto por uma mulher, ordenou ao seu escudeiro que o matasse.

4. Filho de Abiatar, sumo sacerdote no tempo de Davi (1 Cr 18.16); em 2 Sm 8.17 é chamado Abimeleque, que, segundo 1 Sm 22.20, etc., não era filho, mas pai de Abiatar. Parece haver alguma confusão nas narrações, o que influi na referência que se faz em S. Marcos 2.26.

5. No título do Salmo 34 é este nome dado a Aquis, rei de Gate (1 Sm 21.10 a 15).

 O ABIMELEQUE 

Abraão deixou a terra prometida, depois de morar em Manre por cerca de 20 anos, seguiu para o sudoeste, a caminho do Egito e fixou sua residência em Gerar: uma região habitada pelos filisteus, cujos reis eram chamados Abimeleque (meu-pai-um-rei, ou pai-dum-rei). Segundo consta, era uma região de boas pastagens naquele tempo.

Havia entre Abraão e Sara um acordo, que fizeram por imposição de Abraão antes de sair de Ur (v.13): em todo o lugar que fossem, Sara devia dizer que era irmã de Abraão - o que era verdade, pois tinham o mesmo pai. O fato de serem marido e mulher não devia ser divulgado, para não incorrerem no risco de Abraão ser morto por causa de Sara (ela evidentemente era uma mulher bonita e desejável). Como ela não tinha filhos, podia passar por solteirona e, sendo estéril, não corria o perigo de gerar filhos fora do casamento.

No parecer de Abraão, isto seria um sacrifício necessário para preservar sua própria vida. Aconteceu no Egito, e eles se saíram bem (embora o Faraó e a sua casa tivessem sofrido grandes pragas por sua causa – 12.17). Por todo esse tempo, Deus não lhes havia concedido o filho prometido: seria talvez por causa desse acordo? Sara agora já tinha quase noventa anos, mas ainda era atraente, e Abraão, temeroso, usou novamente desse estratagema para se proteger do Abimeleque.

Isso não era, no entanto, do agrado de Deus e quando o Abimeleque mandou buscar Sara para fazê-la sua mulher, Deus imediatamente interveio, prevenindo-o em sonhos de que Sara era uma mulher casada, e que, portanto ele era um homem morto (algumas traduções leem vais ser punido de morte): diante de Deus, ele já estava morto. É a situação do pecador que não foi remido, diante de Deus.

O Abimeleque protestou sua sinceridade e inocência, e pergunta "SENHOR, matarás até uma nação inocente"? Ele sabia, sem dúvida o que havia acontecido a Sodoma e Gomorra, e agora temia por seu próprio povo, pois o povo sofre as consequências dos atos de seus líderes (2 Samuel 24.10-17).

Deus, compassivo, então mostrou-lhe que foi por isto que Ele o estava advertindo, antes que ele a tocasse. A vida do Abimeleque estava em jogo: se ele restituísse Sara, Abraão, que era profeta, intercederia por ele e ele viveria. Mas se não a restituísse, ele morreria, com tudo o que era dele.

Esta é a primeira ocorrência da palavra profeta (do hebraico nabi originada de um verbo que significa borbulhar, como uma fonte) na Bíblia: o profeta proclamava a mensagem que lhe foi dada, por um superior, falando como intermediário; significa, na Bíblia, uma pessoa que transmite uma mensagem vinda de Deus, falando em Seu nome, e com Sua autoridade (Êxodo 7.1); é a boca através de quem Deus fala aos homens (Jeremias 1.9), logo o que ele fala não provém dele, mas de Deus (2 Pedro 1.20-21). Todos os escritores dos livros da Bíblia, portanto, eram profetas, e esse ministério cessou de existir quando o último livro, o Apocalipse, foi escrito (Apocalipse 22.18-19, I Coríntios 13.8-10).

O Abimeleque agiu imediatamente, de madrugada, acordando todos os seus servos e contando-lhes tudo, e chamando Abraão à sua presença e repreendendo-o por trazer tamanho pecado sobre ele e seu reino. Mesmo o Abimeleque sabia que adultério é um pecado gravíssimo, e o pecador é aquele que o comete com a mulher de outrem: o marido, neste caso Abraão, não é culpado.

Abraão então confessou ao Abimeleque que ele temia que não houvesse temor de Deus naquele lugar e que talvez eles o matassem por causa da sua mulher. (Ele não estivera confiando em Deus!) Ele deve ter se surpreendido ao descobrir que o Abimeleque tinha um bom conhecimento do que é certo e do que é errado.

O Abimeleque não só restituiu Sara ao seu marido, mas ainda lhe deu animais e servos e permissão para habitar em qualquer lugar em sua terra, mostrando como Abraão havia se enganado quanto à sua pessoa - talvez também assustado pela intervenção do SENHOR. Abimeleque ainda lhe deu mil siclos de prata (na época era o preço de 33 escravos) como compensação por tudo o que havia acontecido a Sara, assim justificando-a (prova a todos que ela era inocente).

Era costume, quando alguém restituía alguma coisa que havia roubado, acrescentar uma compensação. Isso foi incorporado na lei mosaica que exigia a compensação do equivalente a um quinto do valor do que é restituído (Levítico 6.5).

Abraão, conforme o SENHOR havia predito, então orou por Abimeleque, e ele foi sarado, bem como sua mulher e suas servas, que Ele havia tornado estéreis por causa de Sara. A justiça de Deus exigia que Abraão, de quem o Abimeleque havia tirado Sara, o perdoasse por esse ultraje e intercedesse por ele antes que Deus lhe removesse o castigo. 

NA BIBLIA
(encontramos 61 versículos como termo Abimeleque) 

1) Gen 20.2 - E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.

2) Gen 20.3 -  Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.

3) Gen 20.4 - Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?

4) Gen 20.8 - E levantou-se Abimeleque pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles homens.

5) Gen 20.9 - Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito.

6) Gen 20.10 - Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa?

7) Gen 20.14 - Então tomou Abimeleque ovelhas e vacas, e servos e servas, e os deu a Abraão; e restituiu-lhe Sara, sua mulher.

8) Gen 20.15 - E disse Abimeleque: Eis que a minha terra está diante da tua face; habita onde for bom aos teus olhos.

9) Gen 20.17 - E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos;

10)  Gen 20.18 - Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.

11) Gen 21.22 - E aconteceu naquele mesmo tempo que Abimeleque, com Ficol, príncipe do seu exército, falou com Abraão, dizendo: Deus é contigo em tudo o que fazes;

12) Gen 21.25 - Abraão, porém, repreendeu a Abimeleque por causa de um poço de água, que os servos de Abimeleque haviam tomado à força.

13) Gen 21.26 - Então disse Abimeleque: Eu não sei quem fez isto; e também tu não mo fizeste saber, nem eu o ouvi senão hoje.

14) Gen 21.27 - E tomou Abraão ovelhas e vacas, e deu-as a Abimeleque; e fizeram ambos uma aliança.

15) Gen 21.29 - E Abimeleque disse a Abraão: Para que estão aqui estas sete cordeiras, que puseste à parte?

16) Gen 21.32 - Assim fizeram aliança em Berseba. Depois se levantou Abimeleque e Ficol, príncipe do seu exército, e tornaram-se para a terra dos filisteus.

17) Gen 26.1 - E HAVIA fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.

18) Gen 26.8 - E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher.

19) Gen 26.9 - Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela.

20) Gen 26.10 - E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito.

21) Gen 26.11 - E mandou Abimeleque a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá.

22) Gen 26.16 - Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.

23) Gen 26.26 - E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Auzate seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército.

24) Jui 8.31 -  E sua concubina, que estava em Siquém, lhe deu à luz também um filho; e pôs-lhe por nome Abimeleque.

25) Jui 9.1 - E ABIMELEQUE, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mãe, e falou-lhes e a toda a geração da casa do pai de sua mãe, dizendo:

26) Jui 9.3 - Então os irmãos de sua mãe falaram acerca dele perante os ouvidos de todos os cidadãos de Siquém todas aquelas palavras; e o coração deles se inclinou a seguir Abimeleque, porque disseram: É nosso irmão.

27) Jui 9.4 - E deram-lhe setenta peças de prata, da casa de Baal-Berite; e com elas alugou Abimeleque uns homens ociosos e levianos, que o seguiram.

28) Jui 9.6 - Então se ajuntaram todos os cidadãos de Siquém, e toda a casa de Milo; e foram, e constituíram a Abimeleque rei, junto ao carvalho alto que está perto de Siquém.

29) Jui 9.16 - Agora, pois, se é que em verdade e sinceridade agistes, fazendo rei a Abimeleque, e se bem fizestes para com Jerubaal e para com a sua casa, e se com ele usastes conforme ao merecimento das suas mãos

30) Jui 9.18 - Porém vós hoje vos levantastes contra a casa de meu pai, e matastes a seus filhos, setenta homens, sobre uma pedra; e a Abimeleque, filho da sua serva, fizestes reinar sobre os cidadãos de Siquém, porque é vosso irmão);

31) Jui 9.19 - Pois, se em verdade e sinceridade usastes com Jerubaal e com a sua casa hoje, alegrai-vos com Abimeleque, e também ele se alegre convosco.

32) Jui 9.20 - Mas, se não, saia fogo de Abimeleque, e consuma aos cidadãos de Siquém, e a casa de Milo; e saia fogo dos cidadãos de Siquém, e da casa de Milo, que consuma a Abimeleque.

33) Jui 9.21 -  Então partiu Jotão, e fugiu e foi para Beer; e ali habitou por medo de Abimeleque, seu irmão.

34) Jui 9.22 - Havendo, pois, Abimeleque dominado três anos sobre Israel,

35) Jui 9.23 - Enviou Deus um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque;

36) Jui 9.24 - Para que a violência feita aos setenta filhos de Jerubaal viesse, e o seu sangue caísse sobre Abimeleque, seu irmão, que os matara, e sobre os cidadãos de Siquém, que fortaleceram as mãos dele para matar a seus irmãos;

37) Jui 9.25 -  E os cidadãos de Siquém puseram contra ele quem lhe armasse emboscadas sobre os cumes dos montes; e a todo aquele que passava pelo caminho junto a eles o assaltavam; e contou-se isso a Abimeleque.

38) Jui 9.27 -  E saíram ao campo, e vindimaram as suas vinhas, e pisaram as uvas, e fizeram festas; e foram à casa de seu deus, e comeram, e beberam, e amaldiçoaram a Abimeleque.

39) Jui 9.28 -  E disse Gaal, filho de Ebede: Quem é Abimeleque, e quem é Siquém, para que o sirvamos? Não é porventura filho de Jerubaal? E não é Zebul o seu mordomo? Servi antes aos homens de Hamor, pai de Siquém; pois, por que razão serviríamos nós a ele?

40) Jui 9.29 -  Ah! se este povo estivera na minha mão, eu expulsaria a Abimeleque. E diria a Abimeleque: Multiplica o teu exército, e sai.

41) Jui 9.31 - E enviou astutamente mensageiros a Abimeleque, dizendo: Eis que Gaal, filho de Ebede, e seus irmãos vieram a Siquém, e eis que eles estão sublevando esta cidade contra ti.

42) Jui 9.34 - Levantou-se, pois, Abimeleque, e todo o povo que com ele havia, de noite, e puseram emboscadas a Siquém, com quatro tropas.

43) Jui 9.35 - E Gaal, filho de Ebede, saiu, e pôs-se à entrada da porta da cidade; e Abimeleque, e todo o povo que com ele havia, se levantou das emboscadas.

44) Jui 9.38 - Então lhe disse Zebul: Onde está agora a tua boca, com a qual dizias: Quem é Abimeleque, para que o sirvamos? Não é este porventura o povo que desprezaste? Sai, pois, peço-te, e peleja contra ele.

45) Jui 9.39 - E saiu Gaal à vista dos cidadãos de Siquém, e pelejou contra Abimeleque.

46) Jui 9.40 - E Abimeleque o perseguiu porquanto fugiu de diante dele; e muitos feridos caíram até à entrada da porta da cidade.

47) Jui 9.41 - E Abimeleque ficou em Aruma. E Zebul expulsou a Gaal e a seus irmãos, para que não pudessem habitar em Siquém.

48) Jui 9.42 - E sucedeu no dia seguinte que o povo saiu ao campo; disto foi avisado Abimeleque.

49) Jui 9.44 - Porque Abimeleque, e as tropas que com ele havia, romperam de improviso, e pararam à entrada da porta da cidade; e as outras duas tropas deram de improviso sobre todos quantos estavam no campo, e os feriram.

50) Jui 9.45 - E Abimeleque pelejou contra a cidade todo aquele dia, e tomou a cidade, e matou o povo que nela havia; e assolou a cidade, e a semeou de sal.

51) Jui 9.47 - E contou-se a Abimeleque que todos os cidadãos da torre de Siquém se haviam congregado.

52) Jui 9.48 - Subiu, pois, Abimeleque ao monte Salmom, ele e todo o povo que com ele havia; e Abimeleque tomou na sua mão um machado, e cortou um ramo de árvore, e o levantou, e pô-lo ao seu ombro, e disse ao povo, que com ele havia: O que me vistes fazer apressai-vos a fazê-lo assim como eu.

53) Jui 9.49 - Assim, pois, cada um de todo o povo, também cortou o seu ramo e seguiu a Abimeleque; e pondo os ramos junto da fortaleza, queimaram-na a fogo com os que nela estavam, de modo que todos os da torre de Siquém morreram, uns mil homens e mulheres.

54) Jui 9.50 - Então Abimeleque foi a Tebes e a sitiou, e a tomou.

55) Jui 9.52 - E Abimeleque veio até à torre, e a combateu; e chegou-se até à porta da torre, para a incendiar.

56) Jui 9.53 - Porém uma mulher lançou um pedaço de uma mó sobre a cabeça de Abimeleque; e quebrou-lhe o crânio.

57) Jui 9.55 - Vendo, pois, os homens de Israel que Abimeleque já era morto, foram-se cada um para o seu lugar.

58) Jui 9.56 - Assim Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que tinha feito a seu pai, matando a seus setenta irmãos.

59) Jui 10.1 - E DEPOIS de Abimeleque, se levantou, para livrar a Israel, Tola, filho de Puá, filho de Dodo, homem de Issacar; e habitava em Samir, na montanha de Efraim.

60) IISa 11.21 - Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele do muro um pedaço de uma mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.

61) ICr 18.16 - E Zadoque, filho de Aitube, e Abimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes; e Savsa escrivão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é muito bem-vindo. Deixe seu comentário para podermos ir melhorando.