Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CARÁTER – PERSONALIDADE – TEMPERAMENTOS

Vamos falar sobre algo que nos envolve diretamente todos os dias: Caráter, Personalidade e Temperamentos. Assim como somos formados tripartidos em Corpo, Alma e Espírito, de igual forma, somos tripartidos em: Caráter, Personalidade e Temperamentos. Mas o que é Caráter, Personalidade e Temperamentos? A palavra de Deus nos textos em que lemos diz que “todas as coisas se fizeram nova”, mas se todas as coisas se fizeram novas porque temos determinadas áreas da vida que não mudaram? Existem áreas em que questionamos, às vezes podem ser que ainda somos pessoas iradas, iracundas, mas se eu me tornei uma nova criatura a partir do momento em que eu aceitei Jesus como é que ainda continuo irada? Nervosa? Então vem o inimigo e diz: - Eu sei você não é convertida? Quantas vezes nos pegamos pensando isso? Ou você dizer mais eu por tantas vezes tentei mudar, eu já jejuei, me consagrei, e nada mudou? Mas hoje você vai se conhecer melhor, pois este estudo vai te fazer conhecer-se melhor, pois ele serve para apresentar a você: VOCÊ MESMO.
Então você vai passar a entender o porque tantas vezes você não se entendia, e poderá dizer a você mesmo: - Muito prazer eu, eu sou eu... A palavra de Deus que acabamos de ler diz que nós estamos em processo de transformação (Fp 1:6), você tornou-se uma nova criatura em Cristo Jesus, mas se no dia em que você aceitou a Jesus, Ele que tinha o Poder de te levar instantaneamente para a Glória, pois você já estaria Salvo por tornar-se uma nova criatura, mas já que não aconteceu isso, quer dizer que Deus tem um propósito em sua vida e quer tratar com algumas áreas em sua vida e Ele que começou essa boa obra vai aperfeiçoa-la até a Volta de Cristo para você, ou seja, até o ultimo dia de sua vida aqui na terra você estará em fase de aperfeiçoamento diante do Senhor. Por isso entenda: “TENHA PACIÊNCIA COM VOCÊ E COM SEU IRMÃO.... VOCÊS ESTÃO EM OBRAS ”Não queira perfeição dos outros e tão pouco de você mesma, pois você está em PROCESSO de Aperfeiçoamento.
• PERSONALIDADE:é a sua identidade, em relação ao que os outros pensam ao seu respeito, mas que muitas vezes, não representa o que você é. (aquilo que você vê na outra pessoa, ou eles vêem em você).
• CARÁTER:é tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe, são atitudes repetidas diariamente que moldam o seu caráter.
• TEMPERAMENTOS: Temperamentos são qualidades que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido.

PERSONALIDADE = ESPÍRITO
ALMA = CARÁTER
CORPO = TEMPERAMENTO

PERSONALIDADE
Personalidade é a postura que cada individuo assume apresentar no meio em que vive. Nossas personalidades são formadas de dois pontos básicos: Raízes Hereditárias – Traços Adquiridos.
• Raízes Hereditárias:não houve a sua participação (ex: cor dos olhos, tipo de cabelo).
• Traços Adquiridos:são traços que são adquiridos com a convivência com os familiares ou por vontade própria. (ex: ser mentiroso assim como o pai (você adquiriu por influência) ou fazer chapinha para mudar os cabelos de ondulado para lisos (você decidiu por conveniência).

Personalidade é a união de seu: 
TEMPERAMENTO + CARÁTER + HÁBITOS = PERSONALIDADE
 
Mas lembre-se que: Sua personalidade, seu caráter pode ser mudado, transformado, pelo Poder do Espírito Santo de Deus. 
 
CARÁTER
A palavra caráter tem origem no verbo grego que significa: gravar. A firmeza moral de uma pessoa é o sinal visível de sua natureza interior. O caráter esta ligado ao que somos no intimo, não tendo ligação com o que fazemos ou agimos, ou seja, o caráter engana, porque muitas vezes para manter a sua máscara (personalidade), você age diferente do que queria agir (caráter).
Ex: Está com raiva de uma pessoa, mas não demonstrar nas atitudes, por estar na frente de alguém maior (pastor, líder, chefe). Caráter é um grupo de valores que rege o comportamento humano é o resultado de hábitos repetitivos. Os teus hábitos determinam nosso caráter, pois são a somas de nossos hábitos e virtudes, pois nos tornamos no que fazemos repetidamente. Os hábitos denunciam nosso caráter.
Exemplos de Maus hábitos - Mau caráter:
• Dirigir em alta velocidade;
• Ser o centro da conversa;
• Contar mentiras;
• Ser preguiçoso(a);
• Mania de grandeza;
• Mania de pobreza;
• Ser desorganizado(a);
• Ser negativista – pessimista;
• Fazer xixi na tampa do sanitário;
• Jogar papel ou absorvente no mesmo;
• Usar de Gritaria;
• Ser fofoqueiro(a) ou Mexeriqueiro(a);
• Chegar atrasado em compromissos;
• Ir ao banheiro ou conversar na hora da Palavra;
• Ser Briguento(a).
Esses maus hábitos denunciam o seu caráter, pois caráter é a soma total de nossos hábitos. 
LEMBRE-SE: Nosso CARÁTER pode ser TRANSFORMADO pelo PODER DO ESPÍRITO SANTO

TEMPERAMENTOS
Temperamentos são qualidades que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido. Sobre o temperamento não temos domínio, pois pode e deve ser mudado Pelo Poder do Senhor Jesus. Todas as pessoas nascem com 1, 2, e até 3 temperamentos. São características, traços adquiridos por influência dos pais antes do nascimento, pois o temperamento é herdado, já nascemos com ele e este aponta para as nossas disposições naturais, gostos e preferências.
Enquanto que o caráter é adquirido por hábitos o temperamento é adquirido geneticamente, não é fruto de uma escolha, sua, o temperamento não pode ser trocado, mas pode ser TRANSFORMADO.
Temperamento é um conjunto de atitudes POSITIVAS e NEGATIVAS, que já nascem com você, às atitudes boas podem ser APERFEIÇOADAS e as ruins podem ser TRANSFORMADAS. (Ex: a diferença entre filhos bebês um chora, bate, grita – o outro fica quieto até quando está com fome). Tudo isso é genético vem dos pais, dos avós, dos bisavôs. Quantos de nós não desejaria ser diferente, mais alegre, comunicativo, ou mais quieto, moderado no falar. Isso dá-se pelo nosso temperamento.

Existem 4 tipos de temperamentos:
TEMPERAMENTOS:  SANGÜINEO - COLÉRICO  - MELANCÓLICO - FLEUMÁTICO

Você pode ter um temperamento mais forte (predominante) e em um segundo estágio um mais fraco.
Ex: SANGÜINEO (60%) X COLÉRICO (40%)
MELANCÓLICO (70%) X COLÉRICO (30%) ou ainda uma pessoa pode ser
FLEUMÁTICO (50%) X SANGÜINEO (30%) X MELANCÓLICO (20%)

SANGÜINEO
PONTOS FORTES: Extrovertido, Alegre, Brincalhão, Festeiro, Caloroso, Amável, Simpático, Atrai as pessoas como se fosse um imã, Boa conversa, Otimista, Despreocupado, A vida da festa, Compassivo, Adapta-se ao Ambiente, Ajusta-se aos sentimentos alheios, Falante, comunicativo, Amigável, Destacado, Entusiasmado, Bom companheiro, Compreensivo, Crédulo.
PONTOS FRACOS: Irado, Nervoso, Exagerado, Desorganizado, Possuidor de pouca força de vontade, Emocionalmente instável, Explosivo, Irrequieto, Egoísta, Não Generoso, Pensa-se que será o mais bem sucedido mas não desenvolve o que dele se espera, Não segue detalhes de instruções, Inseguro, Temeroso, Emotivo, Instável, Improdutívo, Indisciplinado, Impulsivo, Inseguro, Egocêntrico, Barulhento, Medroso
PROFISSÕES: Atores Vendedores, Oradores, Líderes
ALIMENTAÇÃO: Comem tudo o que vem, Não tira os olhos da comida, No restaurante: gostam de falar tanto que só examina o cardápio quando o garçom chega
NAS COMPRAS: Não se importa muito com os preços mas seleciona tudo, a fim de obter satisfação pessoal, deixa-se atrair por  pacotes coloridos e propagandas, Nos supermercados seus carrinhos são os mais cheios.
NO AMOR: Em geral são atraídos por Melancólicos, isso porque os sanguíneos costumam ser desorganizados e indisciplinados e portanto admiram os melancólicos que são cuidadosos, coerentes e detalhistas Nos primeiros anos aquilo que parecia ser entusiasmo, bem humorada, agora vive gritando e brigando principalmente com os vizinhos.

COLÉRICO
PONTOS FORTES Ativista prático, Tudo pra ele é utilitário, Líder natural, Otimista, Obstinado,  Tem sempre novas idéias, Realiza a todos os projetos e objetivos, Extrovertido porém não tão intenso, Altamente produtivo, Visionário, Energético, Resoluto, Independente, Otimista, Prático, Eficiente, Decidido, Líder audacioso.
PONTOS FRACOS Auto-suficiente, Impetuoso, Genioso, Tendência à aspereza, Às vezes cruel, Vingativo, Satírico, Sarcástico, Escarnecedor, Incapaz de realizar tarefas minuciosas, Dominador, Frio, Iracundo, Impaciente, Prepotente, Intolerante, Vaidoso, Insensível, Astucioso.
PROFISSÕES: Diretores, Generais, Construtores, Soldados, Políticos, Administradores.
ALIMENTAÇÃO: Tem o seu próprio jeito de comer, pois raramente pede algo diferente, engole em grandes pedaços e na maioria das vezes falando enquanto mastiga.
NAS COMPRAS: Principalmente os homens, não gostam de fazer compras, só entrando numa Loja se precisar de alguma coisa e Sempre querem sair dali rapidamente
NO AMOR: Em geral são atraídos por fleumáticos. O colérico que é fortemente estimulado, com freqüência é atraído pelo fleumático que dificilmente se motiva. Nos 3 primeiros anos aquele que parecia caloroso, amigável, protetor, agora pelo simples fato de ser lhe pedido algo agora, irrita-se com freqüência.

MELANCÓLICO
PONTOS FORTES: Talentoso, Perfeccionista, Sensível, Apreciador das belas artes, Analítico, Abnegado, Amigo leal, Não é extrovertido, Nunca se impõe, Talentoso, Sacrificial, Habilidoso, Minucioso, Idealista, Leal, Dedicado.
PONTOS FRACOS Genioso Crítico Pessimista Egocêntrico Desconfiado Mau -humorado Egoísta Amoado Teórico Confuso Anti-social Vingativo Inflexível
PROFISSÕES: Artista, Compositor, Filósofo, Inventores, Teóricos.
ALIMENTAÇÃO: Seleciona cada pedaço do alimento para eles é necessário muito tempo para escolher o que vai pedir, mas quando o alimento chega, ele saboreia cada porção.
NAS COMPRAS: São as pessoas que dão calafrios nos vendedores, pois são muito detalhistas, sabendo escolher preço e qualidade. No supermercado sabe onde está cada produto e dificilmente comprará na primeira loja que entrar.
NO AMOR: Em geral são atraídos por sanguíneos pois os admira por serem comunicativos, desinibidos, para compensar a sua rigidez e inflexibilidade. Nos primeiros 3 anos aquele que parecia ser tão sensível e meigo agora se tornou uma pessoa tão crítica e exigente que nada que se faça agrada-o.

FLEUMÁTICO
PONTOS FORTES: Calmo, Acessível, Agradável, Trabalha muito bem com outros, Eficiente, Conservador, Digno de confiança, Espirituoso, Prático, Pacificador, Quieto, Organizado, Tranqüilo, Cumpridor, Líder, Bem humorado, Diplomata.
PONTOS FRACOS: Introvertido, Falta de motivação, Displicente, Cabeçudo, Avarento, Indeciso, Mero espectador da vida, Evita envolver-se em atividades, Preocupado, Egoísta, Lento, Calculista, Temeroso, Indeciso, Contemplativo, Desconfiado, Pretensioso, Desmotivado.
PROFISSÕES: Diplomatas, Professores, Médicos, Cientistas, Humoristas, Escritores e se forem motivados Líderes.
ALIMENTAÇÃO: Normalmente são os últimos que terminam de comer, esta é uma das razões por que eles raramente engordam, pois mastiga bem devagar.
NAS COMPRAS: Especialmente as mulheres gostam de comprar, elas precisam de mais tempo pois compram bem devagar e dificilmente entra na conversa do vendedor apressado, porém quando vão ao supermercado não compram tudo aquilo que precisam, por isso precisam fazer compras com maior freqüência.
NO AMOR: Em geral são atraídos por coléricos pois deseja ser espontâneo e vê no colérico seu ponto de equilíbrio. Nos primeiros anos era tranqüilo, sereno, agora parece perigoso, desmotivado, e teimoso como uma mula.

COMO TER TRANSFORMADO MEU TEMPERAMENTO?
 Todo temperamento pode ser transformado (GLÓRIA A DEUS), as áreas que em nós são negativas podem ser transformadas pelo Poder de Deus e as áreas positivas podem ser aperfeiçoadas pelo mesmo Deus.
• Procure descobrir o seu temperamento, para que você possa se conhecer melhor;
• Procure descobrir o temperamento das pessoas de seu convívio, para que você possa entende-las melhor, às vezes essas são as causas de muitos atritos, conhecendo o temperamento delas você passará a respeita-las;
• Entenda que não existe temperamento melhor ou pior todos foram criados por Deus;
• Entenda que você foi criado exatamente como Deus queria que você fosse, pois você não é uma obra do acaso (Sl 139:16);
• Aceite-se como você é, Deus em sua infinidade criou você único e exclusivo;
• Dependa de Deus para ajuda-lo em sua transformação, pois lembre-se você sta em obras (Fp 1:6);
• Ore e peça a Deus que lhe ajude a condensar suas atitudes e comportamentos, e principalmente a entender aos outros;
• Busque no Espírito Santo de Deus a sua transformação, a palavra de Deus diz que devemos (Pedir, Pedir), Isso quer dizer que você deve insistir em sua busca, não desista no primeiro deslize, você está em processo de transformação, porém não conforme-se cm os erros, uma obra para ser acabada, ela preciso estar perfeita, quando Deus te quebrar, entenda que é para fazer de novo, mais forte e vistoso, assim como em uma construção, quando o pedreiro nota uma parede errada, fora do prumo, ele quebra-a e fortalece as bases, as estruturas, refaz a parede que por sua vez por está mais firma, aparente mais bonita. É assim que Deus estará trabalhando na transformação do seu temperamento, consertando suas falhas e fazendo de você uma NOVA CRIATURA EM DEUS.