Pesquisar este blog

VIDAS

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. A VIDA ETERNA, DE RENÚNCIAS!

domingo, 3 de setembro de 2017

A SEGURANÇA EM CRISTO


A SEGURANÇA EM CRISTO

TEXTO: I João 5.13-21

INTRODUÇÃO: A SEGURANÇA ou CERTEZA DA VIDA ETERNA deve ser a âncora que segura o verdadeiro cristão. Sem esta certeza seria como semear, sabendo que nunca irá colher.

Todo o cristão deve ter a certeza da salvação, ou seja: “a certeza de que, quando Cristo voltar ou a morte chegar, esse cristão irá estar com o Senhor, no céu. 2 Co 5.8:  “temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor”.

O propósito de João ao escrever esta primeira epístola é que o povo de Deus tenha esta certeza (1 Jo 5.13). “Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna”.

Esta epístola expõe nove maneiras de sabermos que estamos salvos como crentes em Jesus Cristo.

1-    Temos a certeza da vida eterna quando cremos "no nome do Filho de Deus" (1 Jo 5.13; 4.15; 5.1, 5). Não há vida eterna, nem certeza da salvação, sem uma fé; é esta que o confessa como o Filho de Deus, enviado como Senhor e Salvador nosso.
2-    Temos a certeza da vida eterna quando temos Cristo como Senhor da nossa vida e procuramos sinceramente guardar os seus mandamentos. I João 2.3-5. "E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz:Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso,e nele não está a verdade.Mas qualquer que guarda a sua palavra,o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele" (1 Jo 3.24) .   “Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. I Jo. 5.2. “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.    Jo 14.23; “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada”.     Hb 5.9: e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.
3-    Temos a certeza da vida eterna quando amamos o Pai e o Filho, e não o mundo (1 Jo 5.4). “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.
4-    Temos certeza da vida eterna quando habitual e continuamente praticamos a justiça, e não o pecado (1 Jo 2.29). “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele”.  Por outro lado, quem vive na prática do pecado é do diabo (1 Jo 3.7-9). “Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.  
5-    Temos certeza da vida eterna quando amamos os irmãos (1 Jo 3.14) “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte; e 2.9: “Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas”.
6-    Temos a certeza da vida eterna quando temos consciência da habitação do Espírito Santo em nós. "E nisto conhecemos que ele está em nós:pelo Espírito que nos tem dado" (1 Jo 3.24). Ver também Jo 4.13: "Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito".
7-    Temos a certeza da vida eterna quando nos esforçamos para seguir o exemplo de Jesus e viver como ele viveu (1 Jo 2.6). “aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou”.
8-    Temos a vida eterna quando cremos, aceitamos e permanecemos na "Palavra da vida", o Cristo vivo (1 Jo 1.1), e de igual modo procedemos com a mensagem de Cristo e dos apóstolos,conforme o NT (1 Jo 2.24). “Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai”.
9-    Temos a certeza da vida eterna quando temos um intenso anelo e uma inabalável esperança pela volta de Jesus Cristo, para nos levar para si mesmo. "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro”.  (1 Jo 3.2, 3)

APOIO BÍBLICO PARA A CERTEZA DA VIDA ETERNA.

1.     Apoio explícito
Nada pode nos separar do amor de Deus (Rm 8.28-39). “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

As palavras do Senhor Jesus (Jo 5.24); Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”.
Aqui nos cabe prestar atenção as palavras ditas pelo próprio Senhor Jesus. Segurança maior que esta não pode haver.  Vejamos:

Jo 5.24 - "tem a vida eterna - não entra em juízo - mas passou da morte para a vida."

Jo 6.37 - "de modo nenhum o lançarei fora."

Jo 6.51,58 - "viverá eternamente"

Jo 10.27-29 - "Eu lhes dou a vida eterna - jamais perecerão eternamente -ninguém as arrebatará da minha mão - da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

Jo 11.25, 26 - "Quem crê em mim, ainda que morra viverá ; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente."
Mediante esta vasta gama de passagens bíblicas podemos afirmar, sem medo de errar, que o cristão pode e deve ter certeza da sua Salvação.

2. Apoio lógico
a. Afinal a salvação depende da obra efetuada na cruz, é um dom gratuito de Deus.

b. Quando recebemos a Cristo, recebemos a vida eterna.

c. A nossa salvação depende da perfeição da completa obra de Cristo por nós. Ele disse: "está consumado"...

O significado da salvação: a salvação diz respeito a sermos salvos perante Deus e inclui:

A. Sermos perdoados dos nossos pecados - At 10.43; 1 Jo 2.12.
B. Sermos poupados da perdição eterna - Jo 5.24.
C. Sermos regenerados- 1 Pe 1.23.
D. Termos a vida eterna de Deus - 1 Jo 5.12-13.
E. Tornarmo-nos filhos de Deus - Jo 1.12.

Recebemos a salvação no momento em que cremos - At 16.31; Rm 10.10:

A. Somos redimidos:

1. Recebemos o perdão dos pecados - At 10.43, 1 Jo 2.12
2. Somos libertados do juízo e da maldição da lei - Jo 3.18; Gl 3.13.
3. Somos lavados - 1 Co 6.11;  At 15.9.
4. Somos santificados  - 1 Co 6.11;  At 26.18.
5. Somos justificados - Rm 5.1; 3.28, 30;  Gl 3.8, 24; At 13.39.
6. Somos reconciliados - Rm 5.10.

B. Somos regenerados - Jo 1.12-13.

C. Passamos da morte para a vida - Jo 3.16; 5.24.

A certeza da salvação:

A prova exterior: a palavra de Deus - 1 Jo 5.13:
As palavras da Bíblia são o título de propriedade da nossa salvação eterna. Por elas temos a garantia e a certeza da nossa salvação.

As palavras da Bíblia são fidedignas e jamais podem ser mudadas ou anuladas. Os sentimentos humanos oscilam segundo a disposição de ânimo e segundo o ambiente, e não são dignos de confiança.

A Bíblia afirma claramente que uma pessoa é salva no momento em que crê no Senhor Jesus, este fato fica estabelecido, independente da opinião humana. Devemos permanecer firmes nas palavras da Bíblia e assim fazendo, seremos fortalecidos cada vez mais na verdade eterna.

Alguns versículos chaves:

1. "Quem crê, tem a vida eterna" - Jo 6.47.

2. "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" - Rm 10.13


3. "Quem crer e for batizado será salvo" - Mc 16.16.

4. "Quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" - Jo 5.24.

A DOUTRINA DA SEGURANÇA

A.    A possibilidade da segurança.

1. No passado o povo de Deus experimentou da segurança - Salmos 23.6; II Cor 5.1; Heb 11.13; Fil. 1.21; I João 4.16.
2. A Palavra de Deus declara que nós podemos ter segurança - I João 5.13; 3.14.
3. Deus manda procurarmos a segurança - II Pedro 1.10; II Cor 13.5.
4. A graça de Deus é a base da segurança - Rm 4.16

Aqueles que fazem que a salvação dependa, em parte, do trabalho do homem nunca poderão pregar segurança em Cristo. Isso é ilustrado em todos os grupos que ensinam que o homem deve obter ou manter sua salvação com as suas próprias forças.

B. A necessidade da segurança.

A segurança na salvação é necessária tanto para o gozo como para o serviço do crente.

A base do nosso regozijo é a certeza da salvação (Luc 10.20; Rm 5.2).

O serviço dos crentes não é motivado pelo medo, mas pela segurança (Rm 8.15; Gálatas 4.5-7).
Não somos servos aterrorizados, mas filhos de Deus, alegres.

-o=0=o-

Pr. Adaylton de Almeida Conceição

(B.T.; M.T.; D.D.)

psimed2@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é muito bem-vindo. Deixe seu comentário para podermos ir melhorando.