Pesquisar este blog

VIDAS

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. A VIDA ETERNA, DE RENÚNCIAS!

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Os Sete Atributos da Santidade


Os Sete Atributos da Santidade

Uma das passagens mais importantes na Bíblia sobre santidade é a revelação que Isaías teve do Messias em sua glória.

Isaías 6.1-5

Eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele... E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!

Vamos fixar nossos olhos em Yeshua e desejar ser santos como ele. Existem sete atributos da santidade.

1. Alto e Sublime
Isaías viu algo sublime e grandioso nessa visão da santidade. Tem a ver com a vida num plano mais elevado. Isso me faz pensar em alguém num helicóptero, muito acima dos congestionamentos durante a hora do rush das manhãs. Isaías percebeu que a pessoa de sua visão tinha algo a mais do que ele. Ele pensou consigo mesmo: “Eu quero estar perto dele. Quero estar com ele. Quero ser como ele. Quero ser santo”.

2. Irradiando Luz
Um ser cheio da presença divina irradia luz. Isto é chamado a glória de Deus. Ser santo é estar cheio de glória. A santidade é gloriosa. Toda a terra, um dia, se encherá da glória de Deus por meio de seus filhos. Conforme nos tornamos santos, também ficamos cheios de luz.

3. Cheio de Poder
A santidade é o oposto do mundanismo. Para ser santo, é preciso dizer “não” ao mundo, à carne e ao diabo. Mas santidade é mais do que uma lista de “nãos”. Afinal de contas, a santidade existia antes do mundo. Ser santo é estar cheio do poder de Deus. É a capacidade dele. Nesta passagem, só a presença de Deus é suficiente para sacudir o edifício todo.

4. Esplêndido em Beleza
Essa santa e gloriosa Pessoa no trono é muito atraente. A santidade é linda. O maior prazer do mundo por vir será simplesmente contemplar a beleza de Deus (Sl 27.4). Este mundo também está cheio de coisas bonitas. Nós podemos ser atraídos pelas coisas deste mundo através da cobiça de nossos olhos. Entretanto, a beleza do Senhor em sua santidade é mais esplêndida e atrativa do que as coisas deste mundo. Temos algo melhor para contemplar. Podemos adorar ao Senhor na beleza da sua santidade (Sl 96.9).

5. Espiritualmente Limpo
Quando alguém é santo, é livre de culpa e vergonha. Não está imundo em seu interior. Isaías, que provavelmente era a pessoa mais pura vivendo na terra em sua geração, imediatamente se sentiu impuro quando olhou para este ser perfeitamente puro. Sentiu-se impuro e pediu para ser purificado. O sentimento de imundície interior é terrível. Só de estar livre deste sentimento de impureza, estar com a consciência limpa, já vale mais do que os prazeres e desejos ilícitos deste mundo. Somos lavados pelo sangue de Yeshua e pelo fogo do Espírito Santo.

6. Moralmente Puro
A santidade é o nível mais alto de pureza. É o nível mais alto de moralidade. Um aspecto da santidade é ter motivações puras. Muitos de nós temos motivações boas e decentes, mas mesmo essas não são inteiramente puras. Mesmo quando as pessoas fazem coisas boas, podem existir certas motivações egoístas que estão ocultas. Para sermos realmente puros, teríamos de ter nossos pensamentos e motivações abertamente expostas para que todos pudessem ver. Só podemos ter motivações verdadeiramente puras quando nos rendemos à liderança do Espírito Santo em nós e agimos conforme as suas motivações.

7. Completamente Perfeito
Ser santo é ser perfeito. Nosso Pai celestial é perfeito, e Jesus nos chama para sermos perfeitos como ele (Mt 5.48). Após sermos salvos, entramos em um processo para sermos aperfeiçoados por meio do Espírito Santo. Esse é o processo de santificação. Através das promessas de Deus, somos purificados no espírito e no corpo para nos tornarmos perfeitos em santidade (2 Co 7.1). Apesar de ainda não estarmos inteiramente santificados, prosseguimos em direção ao alvo de nos tornarmos perfeitamente santos (Fp 3.12).

Asher Intrater

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é muito bem-vindo. Deixe seu comentário para podermos ir melhorando.