Pesquisar este blog

VIDAS

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. A VIDA ETERNA, DE RENÚNCIAS!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

10 RESOLUÇÕES PARA A SAÚDE MENTAL.

1. Pelo menos uma vez a cada dia vou olhar fixamente para o céu e lembrar-me que eu, uma ser consciente com consciência, estou em um planeta que viaja pelo espaço com coisas maravilhosamente misteriosas e mais altas do que eu.

2. Em vez da idéia de uma mudança de hábito evolutiva irracional e interminável a que não podemos nem acrescentar, nem subtrair, vou supor que o universo seja guiado por uma Inteligência que, como disse Aristóteles acerca do drama grego, requer um começo, um meio e um fim.

Acho que isso vai me salvar do cinismo expresso por Bertrand Russell antes de sua morte, quando disse: "Não há escuridão lá fora, e quando eu morrer não haverá escuridão aqui dentro. Não há esplendor, nem vastidão em lugar algum, só trivialidade por um momento e, então, o nada".

3. Não vou cair na mentira de que o dia de hoje, ou um dia qualquer, seja apenas um equivocado e tedioso período de vinte e quatro horas, mas sim um evento único, pleno e, se assim eu quiser, com potencialidades que valem a pena.

Não vou ser tolo o suficiente para supor que o problema e a dor são inteiramente maus parênteses em minha existência, mas sim tê-los apenas como escadas suscetíveis de serem escaladas para a maturidade moral e espiritual.

4. Não vou transformar a minha vida em uma linha fina, reta, que prefere abstrações à realidade. Vou saber o que estou fazendo quando eu me abstraio, o que naturalmente vou ter que fazer muitas vezes.

5. Não vou rebaixar minha própria individualidade pela inveja dos outros. Vou parar de me chatear para descobrir quais as categorias sociais ou psicológicas a que eu possa pertencer. Simplesmente vou me esquecer de mim mesmo e fazer o meu trabalho.

6. Vou abrir meus olhos e ouvidos. Uma vez por dia vou simplesmente olhar para uma árvore, uma flor, uma nuvem ou uma pessoa. Então, não vou estar envolvido, em hipótese alguma, em perguntar a todos os interessados o que eles são, mas simplesmente estar feliz pelo fato de que eles são. Vou lhes permitir alegremente o mistério do que C. S. Lewis chama de "existência divina, mágica, assustadora e extasiante".

7. Vou às vezes olhar para trás, o frescor da visão que eu tive na infância e tentar, para ser pelo menos por um tempo, nas palavras de Lewis Carroll, "a criança da fronte pura sem nuvens, e dos olhos sonhandores de maravilhas".

8. Vou seguir o conselho de Darwin e me voltar frequentemente para coisas criativas como a boa literatura e boa música, de preferência, como Lewis sugere, um livro velho e música atemporal.

9. Não vou permitir que a investida diabólica deste século usurpe todas as minhas energias, mas em vez disso, como Charles Williams sugeriu, "vou completar o momento como o momento". Vou tentar viver bem agora, porque o único tempo que existe é agora.

10. Mesmo se eu passar a estar errado, vou apostar a minha vida no pressuposto de que este mundo não é idiota, nem gerido por um proprietário ausente, mas que hoje, neste dia mesmo, alguma pincelada está sendo adicionada à tela cósmica e que, no devido tempo, vou entender com alegria como um acidente vascular cerebral pode ter sido feito pelo arquiteto que se chama Alfa e Ômega.
 
Clyde Kilby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é muito bem-vindo. Deixe seu comentário para podermos ir melhorando.