Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Por que igrejas se dividem, ou fecham?

Escritura: Atos 20:28-35
"28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. 29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; 30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. 32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. 33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. 34 Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. 35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20:28-35 ACF)"

Texto: Jeremias 23:1
 "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. (Jeremias 23:1 ACF)"

Introdução:
Ao tempo em que eu estava nas Filipinas, tive o desprazer de falar com alguns pastores que tinham levado uma boa igreja a sério erro. [Posteriormente,] muitos [crentes] me perguntaram "Por que acontecem coisas assim?" Depois de retornar ao Canadá, descobri que uma forte Igreja Batista Missionária tinha se fragmentado em quatro. E tive notícia de uma outra igreja que está atravessando sérias dificuldades. Novamente me perguntaram "Por que isto acontece? Qual a causa?"
Eu não alego ter todas as respostas, mas penso que as palavras das Escrituras lidas há pouco e que servirão de base a este sermão, e a advertência do texto áureo que enfatizei, respondem à maior parte destas perguntas. Com toda certeza, o problema está no homem, não em Deus. Está com os membros e não com o Cabeça da Igreja. Portanto, lidarei com este assunto sob os seguintes quatro subtítulos:

1. A liderança [o pastor] é RESPONSÁVEL
2. O dono [da igreja, isto é, o Senhor Jesus Cristo] seja RECONHECIDO
3. A graça soberana [e saradora] é REAL
4. O semeado será o que RECOLHEREMOS

1. A Liderança [o Pastor] é RESPONSÁVEL
As palavras de Jesus a Pedro mostram o zelo e cuidado do Senhor pelas ovelhas (os eleitos)

João 21:17
"Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. (João 21:17)"

Em toda a Bíblia, não há nenhum ofício mais importante que aquele do "pastor". Jesus é o Bom Pastor, o Bom Apascentador. Aqueles [que trabalham] sob suas ordens devem fazer Sua obra [Seus atos] e demonstrar Seu Espírito às [Suas] ovelhas, de acordo com Sua Palavra [e Seu exemplo] e Seu desejo.

1.A. PASTORES ALIMENTAM E GUIAM NA FRENTE,
dando exemplo, mostrando o caminho, e chamando [esta é a definição de liderar!] para serem seguidos, eles não ficam atrás chicoteando e empurrando. Jesus é o exemplo de liderar uma igreja.

João 10:11
"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:11)"

João 10:14
"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. (João 10:14)"

1 Pedro 2:25
"Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. (1 Pedro 2:25)"

1. Não há nenhum melhor exemplo de liderança do que aquela do nosso Senhor Jesus Cristo.
2. O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas. O bons líderes, na igreja, reconhecem que suas vidas pertencem a Cristo e às ovelhas, não a si próprios.
3. Há um relacionamento bom e forte entre os apascentadores e suas ovelhas. O bom pastor procura conhecer as ovelhas e ser conhecido por elas.
4. O pastor tem a responsabilidade de liderar (ir na frente, dando o exemplo e mostrando o caminho) e de alimentar as ovelhas. Ovelhas não podem ser empurradas, e têm que ser alimentadas com comida da melhor qualidade.
5. A maior parte da comida fornecida pelos pastores de hoje é "junk food" [sorvetes e refrigerantes podem deliciar o paladar ... mas são insuficientes e até mesmo prejudiciais para saúde e crescimento]. Comida vazia da graça de Deus não contém as vitaminas que fazem ovelhas saudáveis e edificam igrejas fortes.
6. O bom pastor amou, buscou com desconforto e risco de vida, e trouxe de volta ao aprisco a ovelha extraviada.

Isaías 53:6
"Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Isaías 53:6)"

7. Deus julgará os pastores que espalham as ovelhas.

Jeremias 23:1
"Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. (Jeremias 23:1)"
2.B. PASTORES AGEM COM
RESPONSABILIDADE:
Paulo dá a Timóteo a lista dos requisitos indispensáveis para um pastor, em 1 Timóteo 3:1-7 (antes da pela lista dos requisitos indispensáveis para os servos-diáconos):
"1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganáncia, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7 Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. (1 Timóteo 3:1-7)"

O problema de hoje:

1. Alguns pastores não gostam de ser servos, mas isto é exatamente o que um pastor é. Ele não pode ser como um garotinho jogando bola e que se enche de raiva quando as coisas não correm do modo que ele quer "Se vocês não jogarem do modo que EU quero, então eu juro que pego minha bola e vou-me embora." Alguns homens são tolos demais para serem bons pastores. Nunca duram muito em canto nenhum. Bons líderes [que vão na frente dando o exemplo, mostrando o caminho e chamando] têm que, antes de tudo, ser bons seguidores.
Paulo disse, em 1 Coríntios 11:1 - "Sede meus imitadores, como também eu [sou imitador] de Cristo. (1 Coríntios 11:1)"

2. Alguns outros pastores têm procurado não desagradar o mundo, mas isto também é pecado.

João 15:19
"Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (João 15:19)"

Tiago 2:5
"Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? (Tiago 2:5)"

1 João 2:15
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2:15)"

1 João 3:1
"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fóssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. (1 João 3:1)"

3. Outros pastores servem-se a si mesmos e não cuidam das ovelhas.
Não ter vida de oração "desliga" o pastor do poder de Deus.
O pastor que se compraz com o exercício do poder tenderá a empurrar e não a liderar.
Conhecer as ovelhas e providenciar alimento para elas exige [muito] tempo [e esforço paciente e determinado]. Ademais, cordeirinhos [novos] requerem alimentos diferentes daqueles das ovelhas [adultas].
Muitos pastores olham apenas para seus salários e isto torna-se o critério número um de suas "pregações sempre preparando caminho em busca de um melhor salário ou de um convite para uma igreja maior e mais rica".

4. Em países pobres as pessoas têm apenas arroz e peixe para comer. No entanto, igrejas mirradas são o resultado de maus pastores que não investem [bastante] tempo para checar as dietas de suas ovelhas e para alimentá-las apropriadamente [em qualidade e quantidade].

5. Alguns pastores são meras testas de ferro de suas esposas. Deus chama homens [verdadeiros] para serem pastores. Somente homens sem tutano, molóides, marionetes dominados pelas esposas, decaem ao ponto de serem pastores controlados pelas esposas e que não podem tomar decisões por si mesmos ou ser guiados pelo Espírito de Deus. Ao invés de dizerem "assim diz o Senhor", alguns pastores deveriam ser honestos e dizer "assim disse minha mulher."
Programas e evangelismo obedecendo e imitando a Bíblia edificam a igreja e cimentam as relações. Música e programas carnais e mundanos, que não geram [verdadeira] adoração e culto [a Deus], não manterão as ovelhas unidas. Ovelhas precisam ser alimentadas, não entretidas e divertidas.

6. [O padrão bíblico é:] Pastores alimentam as ovelhas, e ESTAS produzem cordeirinhos. Cordeirinhos (e lã) devem ser produzidos pelas OVELHAS (O pastor pode ajudar, mas isto é o trabalho delas, não dele.)

2. O Dono é RECONHECIDO:
As ovelhas são propriedade do Senhor; as igrejas são seu corpo. Mas os crentes de hoje encaram suas igrejas como clubes sociais, estabelecimentos comerciais. [Cada] igreja torna-se como um clube com muitos grupos antagônicos, cada um procurando assumir o controle global. Naturalmente, esta não é uma igreja que encontramos na Bíblia. Não é uma igreja do Novo Testamento. [Cada] igreja de Jesus foi comprada a um custo tremendo!

Colossenses 1:24
"Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; (Colossenses 1:24)
Atos 20:28
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (Atos 20:28)"

2.A. [CADA] IGREJA É O CORPO DE CRISTO:
Paulo referiu-se a [cada] igreja como o Corpo de Cristo.

Efésios 1:22-23
"22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, 23 Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. (Efésios 1:22-23)"

1 Coríntios 12:12
"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1 Coríntios 12:12)"

O ensino de Paulo em 1 Coríntios capítulo 12 é "participação [cooperativa, harmônica e harmoniosa] de cada membro." Sim, pois Paulo compara a Igreja ao corpo humano.

1 Coríntios 12:18-20
"18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. (1 Coríntios 12:18-20 ACF)"

2.B. CADA MEMBRO É RESPONSÁVEL ANTE O DONO:

1 Coríntios 3:16-17
"16 Não sabeis vós [a igreja local?] que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. (1 Coríntios 3:16-17 ACF)"

1 Coríntios 6:19-20
"19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1 Coríntios 6:19-20)"

Atos 20:28
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (Atos 20:28 ACF)"

1. Os membros devem honrar o pastor, mas é a Jesus Cristo que devemos nossa [suprema] lealdade e obediência.

Colossenses 1:14
"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; (Colossenses 1:14)"

Hebreus 9:12
"Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. (Hebreus 9:12)"

Apocalipse 5:9-10
"9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. (Apocalipse 5:9-10)"

2. O local de trazer glória a Jesus Cristo é nos cultos da igreja [local, de que você é membro]. Mostre-me um verso das Escrituras que prove que você pode trazer glória a Deus lá fora com um caniço de pesca nas suas mãos. Mostre-me um verso das Escrituras que prove que você pode trazer-lhe glória no campo de golfe. A Bíblia diz que é na sua igreja [nas suas reuniões regulares, todos os membros sob o mesmo teto] e [cada] Igreja é seu corpo visível, não alguma coisa mística e invisível e que não exige nenhum compromisso físico.

Efésios 3:21
"A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Efésios 3:21)"

Aqueles que não fazem uma dedicação real e tangível por Jesus Cristo e sua igreja, causam divisões e ajudam a fechar as igrejas [por onde passarem].

3. Membros carnais da igreja [local] causam divisões e a fecham.

1 Coríntios 1:10
"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. (1 Coríntios 1:10 ACF)"

1 Coríntios 11:18
"Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. (1 Coríntios 11:18 ACF)"

1 Coríntios 3:3
"Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? (1 Coríntios 3:3)"

1 Coríntios 3:4
"Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? (1 Coríntios 3:4)"

3. A Graça Soberana [e saradora] [de Deus] é REAL:

Atos 20:32
"Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. (Atos 20:32)"

Tito 2:11-12
"11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, 12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente. (Tito 2:11-12)"

Graça não apenas traz salvação, ela também nos ensina a viver retamente.
Tem sido minha observação, ao longo dos anos, que as igrejas que mais fortemente enfatizam a soberana graça de Deus são as mais estáveis.
Outras [igrejas] podem parecer estar indo bem, mas a aparência externa nem sempre nos conta toda a história.
Em nosso ministério nas Filipinas, havia muitos [pastores e missionários] que aclamariam as doutrinas da graça soberana. No entanto, não estão desejosos de pagar o preço de perderem os sustento. Para eles, dinheiro significa mais que verdade. Louvado seja Deus por aqueles que são fiéis à verdade, não importa o custo.
Aqui, no nosso texto, Paulo adverte de falsas doutrinas e falsos pregadores. No meio disto, ele "os entrega a Deus e à palavra de sua graça."
Paulo nos fala a respeito do seguinte:

3.A. A GERAÇÃO SEGUINTE, DE PREGADORES:
"Depois de minha partida……"

1. Quando Paulo não mais estiver lá para guardar as ovelhas, como um bom pastor. Então lobos vorazes se infiltrarão sorrateiramente, não poupando o rebanho.

2. A geração seguinte é quase sempre mais liberal. Gosta de fazer as coisas de modo mais moderno e não anda na fé de nossos pais.

3. Será que o abaixo não soa familiar, hoje?

Juízes 2:17
"Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do SENHOR; mas eles assim não fizeram. (Juízes 2:17)"

1 Samuel 8:3
"Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito. (1 Samuel 8:3)"

Jeremias 2:8
"Os sacerdotes não disseram: Onde está o SENHOR? E os que tratavam da lei não me conheciam, e os pastores prevaricavam contra mim, e os profetas profetizavam por Baal, e andaram após o que é de nenhum proveito. (Jeremias 2:8)"

4. A ênfase da maioria das igrejas de hoje está nas emoções e no livre arbítrio do homem, está muito distante da soberania de Deus como nos foi ensinada por nossos antecessores. A ênfase de hoje equivale ao ensino de "salvação por graça + obras".

5. Homens que buscam satisfazer seu orgulho e egoísmo causam divisões e depois abandonam a igreja carregando os discípulos [que conseguiram fazer].

3.B. RELEMBRA TUA VERDADE FUNDAMENTAL:

1. A advertência de Paulo e das Escrituras:

Atos 20:31
"31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. "

2. Paulo os tinha ensinado a confiar na graça soberana de Deus e a desistirem da vontade deles para procurarem a vontade do Senhor.

3. Graça traz salvação, graça nos ensina a viver. Portanto, sigamos a graça.

4. Pastores e igrejas que seguem seus próprios "livres arbítrios", cairão.

João 6:63
"O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. (João 6:63)"

5. A herança dos eleitos de Deus é encontrada na soberana graça [do Altíssimo] soberana entre aqueles que são os santificados (separados à parte como santos, para [e por] Deus).

4. O Semeado Será o que RECOLHEREMOS:

Atos 20:33-35
"33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. 34 Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. 35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20:33-35)"

4.A. CARNE APODRECE:

Jó 34:15
"Toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. (Jó 34:15)"

A igreja (ou ministério) que é erigida sobre a carne nunca permanecerá.

1. A semente semeada será a que será colhida. Se ensinarmos nossas ovelhas a seguirem seus livres arbítrios, conheceremos pouco da graça de Deus.

2. Violões não são tocados somente com uma corda, nem pianos com uma só tecla. Igrejas que enfatizam somente uma doutrina não serão fortes. Uma dieta continuada, quase que apenas de "a doutrina da igreja" ou de "a necessidade de evangelizar", não resultará em igrejas fortes, equilibradas e sadias. [Somente] serão produtivas aquelas ovelhas que forem bem nutridas [dieta com todos os nutrientes necessários, em quantidade e qualidade e proporção adequada e equilibrada].

3. Uma atitude de "sou mais santo que vocês" não tem perdão. Precisamos relembrar a fossa de onde nós próprios fomos desenterrados [por Deus]. Talvez façamos isto muito bem teologicamente, todavia muito mal na nossa vida prática.

4. Cobiça é pecado e contrária ao 10o mandamento. Paulo disse "De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário." Quando necessário, Paulo trabalhou com suas próprias mãos, como um fazedor de tendas. Não é errado um pastor ter um emprego secular, algumas vezes somente assim é que manterá as portas da igreja abertas!

5. Confiar em homens [!] para suprirem nossas necessidades é errado e não é caminhar pela fé.

Pastores e igrejas que roubem o povo caem dentro desta categoria:

Salmo 37:21
"O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá. (Salmos 37:21)"

6. Igrejas se dividem e fecham quando seus membros só pensam em si próprios e não nos outros nem na obra de Cristo.

Salmo 106:13-15
"13 Porém cedo se esqueceram das suas obras; não esperaram o seu conselho. 14 Mas deixaram-se levar à cobiça no deserto, e tentaram a Deus na solidão. 15 E ele lhes cumpriu o seu desejo, mas enviou magreza às suas almas. (Salmos 106:13-15)."


Gálatas 5:13-16
"13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. 14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. (Gálatas 5:13-16)"

4.B. O ESPÍRITO VIVIFICA:

2 Coríntios 3:6
"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. (2 Coríntios 3:6)"

1. Temos de depender do mover do Espírito Santo.

Zacarias 4:6
"E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. (Zecarias 4:6)"

2. Muitos trabalham sozinhos [! sem o Senhor] e para nada.

Salmos 127:1
"<> Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Salmos 127:1)"

3. Igrejas que olham para as necessidades dos outros são abençoadas.

Salmo 126
"1 <> Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. 2 Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cántico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. 3 Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres. 4 Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. 5 Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. 6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. (Salmos 126:1-6)"

4. A resposta de Paulo a aqueles em necessidade é positiva & corretiva. Ele procurou edificar e não demolir. Procurou restaurar e não destruir.

Gálatas 6:1-10:
"1 Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. 3 Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. 5 Porque cada qual levará a sua própria carga. 6 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. 7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. 10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. (Gálatas 6:1-10)"

a) Encaminhai o tal - vs 1

b) Levai as cargas uns dos outros - (grego "baros"- peso de uma carga) vs 2

c) Não cuideis ser alguma coisa - vs 3

d) Prove cada um a sua PRÓPRIA obra,. -vs 4

e) Cada qual levará a sua própria carga. - vs 5 (grego "phortion"- significa obrigação legal)

f) Sustentai aquele que vos instrui. 6

g) Tudo o que o homem semear, isso também ceifará - vs 7

h) Ceifamos proporcionalmente àquilo que havemos semeado. Vs 8

i) Não vos enfadeis de fazer o bem: colheremos abundantemente se perseverarmos em fazer o bem. - vs 9

j) Remi o tempo, aproveitai toda a oportunidade para ajudar outros, particularmente os companheiros crentes, ainda mais particularmente os membros da vossa igreja local Vs 10

5. Igrejas que se dividem e fecham têm esquecido seu chamado e as palavras de Cristo e de Paulo.

Atos 20:35
"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20:35)"

Lucas 6:38
"Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. (Lucas 6:38)"

Igrejas e crentes que estão zelosamente ocupados em fazer estas coisas [1- pastores dedicados, que alimentam e guiam na frente pelo exemplo; 2 - dono reconhecido; 3 - fonte de poder é a graça;
4 - semeiam generosamente] não terão tempo para divisão. Deus abençoará a igreja e ela crescerá, ao invés de fechar [ou se dividir].

Conclusão:

Igrejas que se dividem e fecham são constituídas de pessoas que não estão seguindo na graça do nosso Senhor Jesus Cristo. Cada um dos seus membros quer impor seu modo de fazer as coisas e não tem nenhuma preocupação em favor das ovelhas que o Senhor quer trazer para seu aprisco.
Igrejas [ferventemente] ocupadas em fazer a obra e a vontade do Senhor não terão tempo para coisa alguma além disso [fazer a vontade do Senhor!].


Sermão pregado pelo Dr. D. Paul Tuck Sr.
Richmond Hill, Ontario, Canada
Manhã do domingo 10 de setembro de 2000.