Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os erros preliminares de Pedro - Mt. 26:69 a 75

Nenhum de nós quer tropeçar na vida. Os tropeços nos atrasam, nos fazem cair, nos machucam. Imagine a vida como um modalidade olímpica, 400m com barreiras. Os que tropeçam, podem cair, ser ultrapassados, se machucam e correm o risco de nem mesmo alcançar a linha de chegada.
Ao meditarmos sobre o histórico tropeço de Pedro, aprendemos que seus erros preliminares foram a causa de seu tropeço. Veja quais foram:
  • Demasiada autoconfiança. v. 33 – Nossa confiança deve estar em Deus e não em nós mesmos. O que confia na sua própria capacidade está a um passo da queda. Confiemos pois, em Deus que tem poder para nos sustentar na caminhada.
  • Desobediência à palavra de Deus.  v. 40 a 44 – A falta de vigilância nos leva a tropeços que seriam facilmente evitados se estivessemos alertas.
  • Esquecimento da palavra de Deus.  v. 75 (compare com v. 34) – A palavra de Deus liberta, cura, limpa, salva, livra, abençoa, transforma, edifica, exorta, consola, traz esperança, da sabedoria e conhecimento. Esquecer-se dela é precipitar o tropeço.
Conclusão: O tropeço na vida é conseqüência de erros anteriores. Conta-se que em certo povoado havia um sábio que respondia com inteligência a todas as perguntas que lhe faziam, mas havia também um menino que queria ver o sábio se enganar, e esse menino passava horas tramando uma forma de apresentar um enigma que fizesse o sábio cometer um erro. Um dia o garoto disse para um de seus amiguinhos – “ Já sei o que fazer para o mestre se enganar com minha pergunta! Peguei um passarinho e o levarei em minha mão, então perguntarei ao sábio se o passarinho está vivo ou morto. Se ele disser vivo eu o esmagarei com meus dedos e digo que está morto, se ele disser morto, abrirei a mão e o deixarei voar”. Fazendo assim ele perguntou ao sábio se o passarinho estava vivo ou morto, na esperança de vê-lo se enganar, mas o sábio respondeu: -“ Filho, a resposta está em sua mão”.
Da mesma forma, se você quer ter uma vida sem tropeços e não sabe como, lembre-se: a resposta está em suas mãos. Confie em Deus e não na sua capacidade. Não desobedeça a palavra mas vigie e ore, e nunca se esqueça das palavras de Jesus.









Pr. Messias Bueno
www.igrejavidaplena.no.comunidades.net