Pesquisar este blog

VIDAS

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. A VIDA ETERNA, DE RENÚNCIAS!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O MILAGRE DO DIA LONGO

Prof. Adaylton de Almeida Conceição.


INTRODUÇÃO
Estamos envolvidos numa batalha espiritual. Na aula de hoje, enfocaremos, mais precisamente, a presença do Senhor nas pelejas da existência. Veremos, inicialmente, que Deus esteve com Josué nas lutas de Israel. E, para tanto, alterou o curso do tempo, detendo o sol e a lua para que o povo vencesse a batalha.

1. O MILAGRE DO DIA LONGO

Com resultado da associação de Israel com os gibeonitas, Israel precisou socorrê-los de uma investida dos inimigos (Js 10:6).

2. Preocupados com o acordo de paz, com os moradores de Gibão, cinco reis dos amorreus uniram-se numa confederação contra os gibeonitas (10:1,5). Eles pediram socorro a Josué “sobe apressadamente a nós, e livra-nos, e ajuda-nos”. (v.6).

3. Através de uma intervenção imediata do exército israelita, sob a direção divina (v. 8), os amorreus, que ameaçavam os gibeonitas, foram vencidos (v. 10).

4. As batalhas do livro de Josué não são guerras comuns, mas investidas do Senhor, a fim de julgar as nações rebeldes. No versículo 10 desse capítulo, sabemos que Deus interveio na batalha de modo sobrenatural, detendo o sol e a lua.

5. Com o advento da era cientificista, muitos críticos, mesmo entre os teólogos, não acreditam que Deus tenha mudado o curso do tempo para beneficiar Seu povo naquela peleja.

6. Os argumentos são os mais diversos possíveis, o fundamento é sempre o mesmo, a premissa materialista de que o universo é regido por leis mecânicas que independem de uma entidade espiritual.

7. Esses críticos, geralmente de base racionalista, e no caso dos teólogos, liberais, negam todos os milagres da Bíblia: a passagem pelo Mar Vermelho (Ex 14:15-31), a provisão do maná durante os 40 anos (Ex 16:35); a água que jorrou da rocha em Horebe (Ex 17:6); o machado que flutuou (II Rs 6:5-7) e a saraivada sobre os reis fugitivos (Js 10:11).

8. A BÍBLIA FALA EM MILAGRES

Na Bíblia, os milagres são acontecimentos do mundo externo, operados pelo imediato poder de Deus, com o fim de servir de sinal ou testemunho.

9. A possibilidade dos milagres está baseada no fato de Que Deus é soberano e governa e dirige todas as coisas. Diversas palavras hebraicas, entre elas “mofet, péle e oth” são traduzidas por milagres, maravilhas e sinais”.

10. No Novo Testamento, o termo mais comum é “dynamis” (poder) para significar “milagres” (Mc 9:39) e “semeion” (sinal) também com o mesmo significado (Lc 23:8).

11. Essa última palavra é bastante recorrente no Evangelho segundo João. Nesse livro os milagres de Jesus são também descritos pela palavra “erga” (obras) (Jo 5:20; 7:3; 10:25; 15:24) e “terata” (prodígios) (Jo 4:48; At 2:22).

12. O SENHOR AINDA OPERA MILAGRES

Os racionalistas descrêem totalmente na existência de milagres, e, entre alguns cristãos, há aqueles que negam que Deus ainda realize milagres nos dias atuais.

13. A Bíblia, no entanto, nada diz a respeito da cessação dos milagres. Há os que utilizam o texto de I Co 13:8 para afirmar essa concepção que, na verdade, fala dos dons espirituais que, na verdade, seguirão até a volta do Senhor (I Co 1:7).

14. Um dos principais motivos para a realização de milagres é a salvação das pessoas (Lc 5:8). Os milagres não podem ser um fim em si mesmo, eles servem, primordialmente, para abrir as portas para o evangelismo (Mc 9:21,31; Mc 5:20; Lc 5:15; Jo 4:30,42; 6:2; 12:9-11,17-19).

15. Esse é um ensinamento que podemos aprender através da leitura do livro de Atos dos Apóstolos (At 9:35,42), validada pelo testemunho do Senhor (Jo 14:11; 11:45; 12:11).

16. No Senhor está a resposta para as nossas aflições - Josué 10:6. Enviaram, pois, os homens de Gibeom a Josué, ao arraial de Gilgal, dizendo: Não retires as tuas mãos de teus servos; sobe apressadamente a nós, e livra-nos e ajuda-nos, porquanto todos os reis dos amorreus, que habitam na montanha, se ajuntaram contra nós.

17. No Senhor está a animação para os nossos conflitos - Josué 10:7. Então subiu Josué, de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele, e todos os homens valorosos.

18. No Senhor está a garantia para as nossas vitórias - Josué 10:8. E o SENHOR disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.

QUEM CRÊ SEMPRE CONFIA NA PREDOMINÂNCIA DIVINA

19. Os seus milagres estão além da nossa imaginação - Josué 10:12. Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.

• Os seus milagres estão além da nossa compreensão - Josué 10:13. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro.

• Os seus milagres estão além do nosso entendimento - Josué 10:14. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR assim a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é muito bem-vindo. Deixe seu comentário para podermos ir melhorando.