Pesquisar este blog

VIDAS

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. A VIDA ETERNA, DE RENÚNCIAS!

sábado, 25 de junho de 2011

O PECADO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

Gênesis cap 3

INTRODUÇÃO

Desde o ato da criação, se verifica que o ser humano para Deus sempre foi importante. Além de ser obra prima da criação, tem o domínio sobre a terra e todos os demais seres criados, Gn 1.26-28. Obs: a Bíblia diz que Deus os abençoou.
Todas as necessidades do homem sempre foram satisfeitas, Gn 1.29-30.
Deus colocou o homem em um paraíso chamado “Jardim do Édem” e mantinha comunhão intima e pessoal com Ele.
Infelizmente, o cenário idílico do jardim do Éden foi destroçado. O capítulo 3 de Gênesis relata a triste história do pecado no Éden e a conseqüente perda da comunhão e do relacionamento que Adão e Eva tinham com o criador.
Os efeitos da queda do homem foram drásticos, afetando a cada membro subseqüente da raça humana. Vejamos as conseqüências:
1) Medo e preocupação, Gn 3.10
 Uma das primeiras conseqüências manifestada por causa do pecado foi o medo e a preocupação;
 A humanidade a partir daí tornou-se atemorizada (com medo) e excessivamente cheia de preocupações, exemplo: medo do fracasso, medo em relação a tudo que lhe cerca, etc..
2) Sentimento de culpa e vergonha, Gn 3.7  
 Quando Adão e Eva viviam na inocência moral antes da queda a nudez não lhes era imoral, nem causava sentimento de vergonha, Gn 2.25;
 Depois que pecaram o sentimento de vergonha motivaram Adão e Eva a tentar esconder de Deus, e a procurar uma forma humana para cobrir a sua nudez, Gn 3.7,8;
 Muitas pessoas hoje estão como Adão e Eva tentando encobrir seu ser, temendo que os outros os vejam como na realidade eles o são;
 Não adiante porque Deus conhece a todos, Gn 3.21
3) Conhecimento distorcido a cerca de Deus (Conhecimento errôneo)
 Quando Adão e Eva pecaram suas mentes foram despojadas do verdadeiro conhecimento de Deus. Eles perderam a percepção correta da realidade;
 Em Gn 3.8, lemos que eles tentaram esconder de Deus..., isto nos revela um conhecimento errôneo de Deus. Como pode alguém esconder de Deus? Sl 139.23,24;
 Paulo em Efésio 4.18 fala acerca de pessoas que não possuem o verdadeiro conhecimento de Deus. A Bíblia diz que através de Cristo nós poderemos conhecer a Deus.
4) Perda da comunhão com Deus e do Paraíso (Éden), Gn .23-24
 Adão e Eva ao pecarem tornaram indignos da confiança divina e foram expulso do jardim do Éden (um verdadeiro paraíso), perdendo conseqüentemente a comunhão com o Criador;
 A serpente foi amaldiçoada por Ter servido como instrumento de Satanás, Gn 3.14;
 A mulher foi duramente repreendida, Gn 3.16; Além da mulher ficar sujeita a prolongadas dores na hora de dar a luz filhos (maternidade), seria sujeita ao seu marido, Ef 5.22-23;
 O homem foi punido com a pena de prover seu sustento com fadigas e aflições colhendo da terra espinhos e cardos, Gn 3.17b; Gn 3.18-19;
 A terra foi amaldiçoada, Gn 3.17; A terra que fora criada boa e perfeita tornou-se um vale de lágrimas, Gn 1.31; Is 60.2a; Rm 8.22; 2 Cro 7.14.
5) Possibilidade de tomar muitas decisões erradas.
 No Jardim do Éden o homem podia tomar apenas uma decisão errada.Tudo que eles fizesse estava bem exceto comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, Gn 2.16-17;
 A nossa vontade foi afetada ou atingida por um desejo e tendência maligna para o erro, Gn 3.6; Rm 7.15-24; Gl 5.16; Rm 8.13.
6) Morte espiritual, Gn 2.17; Rm 6.23.  
 A raça humana está ligada a Deus mediante a fé em sua Palavra;
 Satanás procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, colocando dúvida naquilo que Deus lhe havia falado, Gn 3.4,5;
 Um dos maiores problemas que se enfrenta hoje é a falta de fé na Palavra de Deus, Hb 11.6;
 Adão foi criado para viver eternamente, mais por causa do pecado e da desobediência, a união com Deus foi rompida e ele morreu espiritualmente, Rm 5.12; 1 Co 15.21,22.
7) Ira e depressão, Gn 4.5-7.
 De acordo com o relato bíblico, como conseqüência do pecado a humanidade tornou-se irada e deprimida;
 Caím um dos descendentes de Adão é um retrato desta realidade vivida por muitas pessoas da nossa sociedade, Gn 4.5-6.
8) O ser humano tornou-se independente.
9) O homem tornou-se sem forças espirituais e sem autocontrole.

Pr. João da Cruz Gomes Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é muito bem-vindo. Deixe seu comentário para podermos ir melhorando.