Pesquisar este blog

VIDAS

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. A VIDA ETERNA, DE RENÚNCIAS!

domingo, 5 de junho de 2011

A POSTURA DO CRISTÃO FRENTE AOS PROBLEMAS DA VIDA

Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? Hb 3:17 - 18

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Pv 15:13

No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Jo 16:33”b”

INTRODUÇÃO

O cristão encontra satisfação na vida pela maneira como confronta as adversidades. A satisfação do cristão não está ligada à ausência de problemas ou de adversidades, mas à capacidade de enfrentar as vivissitudes de modo positivo e com fé. Fl 4:10 -13 Pv 15:13
A vida do der humano é o reflexo do culto que pratica e da fé que esposa ou vivência.

ORIENTAÇÕES QUE AJUDARÃO NO ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS E DAS ADVERSIDADES.

1. NÃO ABORRECER COM COISAS PEQUENAS.
Existem pessoas que sofrem por coisas, situações ou problemas que cuidadosamente avaliadas se chega a conclusão que são problemas pequenos ou quase insignificantes. Jr 12:5.
Diz um pensador que problemas pequenos só atingem mentes pequenas.

2. NÃO MURMURAR
Murmurar é censurar disfarçadamente.
É conceber mau juízo.
É conversar difamando ou desacreditando.
É resmungar.
É falar mau de alguém ou de alguma coisa.
Jo 7:12-13 At 6:1 Fl 2:14-15 I Pe 4:9 I Cor 10:10
Murmuração é pecado.

3. SER AGRADECIDO PELO QUE TEMOS 
Gratidão é reconhecimento por benefícios recebidos.
É agradecimento com reconhecimento e louvor.
Saber ser agradecido é um dever do cristão verdadeiro.
I Tes 5:16 Sl 92:1 Sl 100:4-5 Sl 103:1-5




4. TROCAR A TRISTEZA PELA ALEGRIA
O cristão precisa ter em sua vida este fruto do Espírito “A alegria”. Gl 5:22-23 I Tm 6:6 Rm 14:17 Fl 4:4 Pv 15:13.
A alegria adoça os momentos amargos, ameniza as frustrações e os desapontamentos, e afasta a ansiedade. Um sorriso faz bem para o corpo e para a alma.
Ninguém é tão pobre que não possa oferecer um sorriso.
Habacuque aprendeu olhar para além das circunstâncias, das aflições e das adversidades e deixar fluir em sua vida a alegria Hb 3:17-18 Fl 4:4.

5. TER ATITUDES POSITIVAS
O cristão precisa estar de bem consigo mesmo, e de bem com a vida. É impossível ser feliz sem um forte senso de respeito a si próprio. Todos nós devemos aprender a lidar com o sofrimento; as perseguições e as adversidades. (II Cor 4:17) Adotar atitudes positivas é um dos critérios mais importantes para alcançar a felicidade. Em algum momento na vida teremos qe nos posicionar, e não devemos nos deixar arrastar pelo pessimismo ou pelo mau humor, pois tais atitudes arrasará a nossa dignidade e a nossa auto estima.

6. DESENVOLVA PENSAMENTOS SADIOS
Os pensamentos determina as ações e os sentimentos. Cultivemos pois, bons pensamentos dando a nós mesmos a oportunidade de vislumbrar coisas grandes e altruístas e as profundezas do amor de Deus. (Fl 4:8 Cl 3:1-2) Salomão escreveu que somos o que pensamos, e que a vida de uma pessoa é o resultado dos seus pensamentos. Pv 23:7
Quando interiorizamos coisas boas, passamos a exteriorizar coisas boas também.

7. REMOVA O LIXO DO RESSENTIMENTO
O ressentimento ou amargura é um mal terrível e contagioso. Hb 12:15 A amargura ou ressentimento de uma pessoa pode alastrar-se e corromper a muitos, afetando pessoas completamente inocentes. Nem sempre é possível se evitar conflitos entre pessoas, mas podemos impedir que um relacionamento fique marcado pelo ressentimento. (Mat 5:23-25 Mat 6:27) Uma das principais lições que devemos aprender na jornada da vida é perdoar os que nos tem ofendido. (Mat 18:21-22)

8. ABANDONE A RIGIDEZ OU RADICALISMO
O radicalismo ou rigidez exacerbada é a marca registrada do legalismo. Restringe a criatividade, bloqueia o progresso, exerce um efeito narcotizante sobre as pessoas, levando-as a se sentirem emocionalmente asfixiadas e infelizes. (Mat 6:36) A rigidez ou radicalismo condena os sonhos à morte. Sem sonhos a vida se torna infeliz, cheia de tristeza e de desesperança. O amor é contrário à rigidez ou radicalismo. (I Cor 13:4-7) O amor reconhece o direito e o livre arbítrio, que cada pessoa tem de exercer a capacidade de escolha.

9. RESERVE TEMPO PARA DEUS
Quando reservamos tempo para Deus e permitimos que sua palavra seja fonte vital em nossa vida, ela passa a determinar nossas atividades e pensamentos.
Deus deve ser a prioridade em nossa vida. (Mc 12:30 Mat 6:33)
A comunhão com Deus através da Bíblia e da oração, produz momentos de deleite e contribui de forma eficaz para a nossa felicidade.
(Sl 19:7-11 Sl 37:4-5 Sl 119:2 Sl 119:18)


Pr. João da Cruz Gomes Feitosa
Assembléia de Deus - Gurupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é muito bem-vindo. Deixe seu comentário para podermos ir melhorando.