Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2011

SEMINÁRIO BÍBLICO INTERATIVO

O CHAMADO DE DEUS

O propósito desse estudo é levar tanto os crentes como os não crentes a interagirem durante a ministração dos tópicos de estudo dessa apostila, sempre levando em consideração aquilo que está escrito em I Corintios 14:40 (Mas faça-se tudo com decência e ordem).
Através dessa interação, poderemos juntos aperfeiçoar o texto até atingirmos uma meta razoável. Nosso propósito não é debater a Biblia Sagrada e sim os tópicos desse estudo. "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mateus 22.29)

O CHAMADO DE DEUS - Gênesis 3.9
Desde o principio Deus busca o homem que se perdeu (caiu) no jardim do Éden (Gênesis 3.9). Conforme lemos em I João 4.8 - vemos que Deus é amor ou seja, sua essência é o amor. Independente de toda rejeição que o ser humano sente por Ele, ainda nos ama e desde a queda do primeiro homem (Adão), o Senhor ainda nos busca (Lucas 19.10).

ONDE ESTÁS? - Gênesis 3.9
Em nosso coração, embora não admitamos ou reconheçamos, ouvimos esse ONDE ESTÁS?, ou seja, o Senhor continua nos chamando. Nosso coração, nosso interior, todo nosso ser não está totalmente vazio, pois essas palavras ainda ecoam em nós, elas estão em nós.

DEUS NOS CHAMA PARA QUE?
Deus nos chamou com um propósito; convém a nos sabermos que propósito é esse (Romanos 8.28). Nesse estudo veremos para que o Senhor nos chama e o plano maravilhoso que Ele tem para nossa vida envolvendo alma e espirito.

I TIMÓTEO 2.4 - Salvação e verdade.
Conforme o versiculo acima, o desejo de Deus é que todos se salvem e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

I - Chamados para salvação
Em Romanos 6.23 a Biblia nos revela a consequência principal do pecado (pois o salário do pecado é a morte...); também no livro do profeta Ezequiel, capitulo 18, versiculo 20 diz que alma que pecar, esta morrerá.
Na visão de Deus não importa o quanto vc pecou; a magnitude do seu pecado, etc., pois qualquer tipo de pecado é abominável pra Ele. Assim como um roubo é punido pela justiça independente do quanto ou do que o ladrão roubou, assim o pecado é punido por Deus independente do tamanho ou da quantidade do pecado. Se alguém rouba um carro vai preso, certo; mas se roubar só a roda, ele será preso? Nem precisamos meditar muito nisso, certo? Da mesma forma não precisamos meditar muito para sabermos nossa condição perante Deus. Ele é santo, e não pode contemplar o pecado.

O QUE É PECADO?
Pecado é tudo aquilo que fazemos ou até mesmo pensamos (cobiçamos, planejamos,etc.) que contraria a lei de Deus, ou melhor, seus mandamentos. Podemos dizer também que é desobediência â vontade soberana Dele. Todos nós estamos condenados a pagar pelo pecado cometido, quer sejamos católicos, protestantes, budistas, ou qualquer religião que possa existir, pois nenhuma religião ou homem pode nos livrar do castigo que justamente merecemos. Em Romanos 3.23 está escrito que todos nós pecamos e destituidos estavamos da gloria de Deus; também no Salmo 89.14 lemos que Deus tem como base a justiça. Deus executará cabalmente toda Sua justiça

CONCLUSÃO: Se estamos condenados à morte pelos pecados que cometemos, isso quer dizer que não existe saida ?

PODEMOS SER SALVOS SIM, EXISTE UMA SAÍDA
Vamos ler alguns textos da Biblia onde veremos como e por Quem podemos ser salvos do castigo .
João 3.16 ao 21 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigenito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Acondenação é esta: A luz veio a mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz porque as obras deles eram más. Todo aquele que pratica o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas quem vive de acordo com a verdade, vem para a luz, a fim de que se veja claramente que suas obras são feitas em Deus."

Marcos 16.16 - "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer ja esta condenado".
Atos 2.37 e 38 - "Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espirito Santo."

Mateus 10.32 - "Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai que esta nos céus".

I João 1.9 - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça."

I João 2.1 e 2 - " Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, porém, alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é a propriciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo."

Romanos 10.9 - "Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo."

Romanos 5. 8 ao 10 - " Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvo da ira. Pois se nós, quando eramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando ja reconciliados, seremos salvos pela sua vida."

Durante a ministração do estudo, opine sobre cada versiculo citado acima e procure levar todos a interagirem".
Agora que já conhecemos o caminho para a salvação e Quem nos salva, estudaremos agora outros chamados de Deus para nós, tão importantes como o primeiro

II - CHAMADOS PARA CONHECER A VERDADE
Já lemos I Timoteo 2.4, na primeira parte e vamos a segunda parte desse versiculo.

PARA QUE CONHECER A VERDADE?
Primeiro vamos ler esse texto de Joao 8.44: "Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira."
O arquiinimigo de Deus e do homem é o diabo, ele se levanta contra tudo que Deus faz. E em relação a nossa salvação ele procura roubá-la com todos seus ardis e astutas ciladas
A arma ou armas que ele usa contra o homem é a mentira e a dúvida, bombardeando-nos continuamente com elas com o intuito que venhamos a duvidar da salvação, e também da Palavra de Deus. Mas da mesma forma nós temos tambem nossas armas conforme os textos de II Coríntios 10.4 e Efesios 6. 10 ao 18. Por ora, fiquemos com o versiculo 16 de Efésios 6: "tomando sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno". Entendemos entao que será com a nossa fé que contra-atacaremos todo levante do diabo.

PERGUNTA: Como obter fé e como ela pode nos ajudar?
Primeiro temos que saber o que é fé. Na carta aos hebreus no capitulo 11, versiculo primeiro esta escrito:" Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". Embora pela lógica humana o arrebatamento da igreja seja algo impossivel, nós crentes temos certeza que acontecera cabalmente (certeza das coisas que se esperam). Não temos esperança que o arrebatamento esta por vir, e sim certeza (pergunte a pessoa do seu lado: voce tem certeza?). Da mesma forma a outra caracteristica da fé é a morte do Senhor Jesus na cruz. Não vimos sua morte, mas ja provamos que sua morte nos trouxe perdão, salvação e vida eterna (prova das coisas que não se vêem).
Para obtermos fé, leiamos o que esta escrito na carta aos Romanos capitulo 10.17: de sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus. O "ouvir" aqui significa obedecer; a medida que vamos obedecendo a Deus, vamos vivendo experiencias sobrenaturais com Ele e isso vai nos acrescentando fé. Em I Reis capitulo 17 do versiculo 2 ao 6 vemos que o profeta Elias obedeceu a voz do Senhor e o sobrenatural aconteceu. Isso se pra voce ser alimentado por corvos não seja coisa normal ou natural.
Ressalto que precisamos conhecer a Palavra de Deus, que é a verdade (João 17.17) para nos proteger e contra-atacar as investidas do diabo contra nossas vidas (leia salmos 40.11). A verdade que é a Palavra de Deus é uma arma poderosa.
Precisamos conhecer a verdade tambem para sermos libertos. Outrora eramos mortos espiritualmente e eramos escravos de Satanas, conforme Efesios 2. 1 e 2. Mas como ele nos mantinha cativos? através do unico recurso que ele sempre usou e usa: a mentira. Quando se afirma por ai que não existe Deus, diabo, salvação, Jesus, nada mais e nada menos que o diabo propagando suas mentiras. O ministro de propaganda de Adolf Hitler afirmava que uma mentira repetida continuamente acaba soando como uma verdade. Hitler afirmava continuamente que os judeus eram culpados pela bancarrota da Alemanha, e o resultado disso todos nos ja sabemos.
O diabo fica dizendo na mente do homem que ele não tem mais jeito, que não existe esperança, que é um fracassado, que o vicio das bebidas e das drogas vão trazer alivio e paz de espirito, que ele pode enriquecer atraves da jogatina, etc; essas mentiras vao aprisionando o homem de tal forma que quando percebe da-se a impresso que não tem mais saida.
Mas em João 8.32 diz:" e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara" e no versiculo 36 : "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres". Já lemos em João 17.17 que a palavra de Deus é a verdade, agora vemos que o Filho e a verdade nos liberta. Apenas pra meditar, comparemos a verdade com o Filho no capitulo 14, versiculo 6 de João: " Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguem vem ao Pai senão por mim". Descobrimos aqui que a verdade é uma pessoa, concordam?
RESUMINDO: precisamos conhecer a verdade pra repelirmos todas artimanhas do diabo e pra sermos liberto do seu cativeiro

III - CHAMADOS PARA SANTIFICAÇÃO

I Pedro 1.16: Pois esta escrito: "sedes santos, porque Eu sou santo."

Muito embora voce possa ouvir alguem dizer que ninguem é santo ou não podemos ser santos, isso contraria o que nos revela as Escrituras:

Atos 26.10 - "E foi isso que fiz em Jerusalem. Tendo recebido autoridade dos principais sacerdotes, encerrei muito dos santos nasprisões, e quando os matavam eu dava meu voto contra eles."

Efésios 3.8 - "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada a graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas insondaveis de Cristo."

I Pedro 2.9 - "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz."

II Pedro 1.21 - "Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espirito Santo."

Mencionei esses versiculos do Novo Testamento para demonstrar que podemos e devemos ser santos. Como mencionei anteriormente, nosso inimigo(o diabo) nos bombardeia com suas mentiras e duvidas, querendo nos levar a crer que não conseguiremos ser santos aqui na Terra. Podemos sim atingir a condição de santo, mas sem esquecer que o nivel de santidade de Deus nao se compara ao nosso (I Samuel 2.2).

I Tessalonicenses 4. 3 ao 8 - O apostolo Paulo nos mostra algumas das formas de como proceder em busca da santificação. Entendemos que nossa carnalidade sempre sera um obstaculo nesse processo, mas isso nao pode ser usado como desculpas para abrir mão da santificação; precisamos isso sim, vigiar para nao perdermos o foco.

COMO VIGIAR?
Em Romanos 8.13 esta escrito: "pois se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se pelo Espirito mortificardes as obras do corpo, vivereis". A mortificação do nosso corpo é conseguida através de uma vida de jejum, mas seria muito pouco dizer que somente o jejum consumaria por completo o processo de santificação. Claro que jejuar é importante, mas não é tudo. Paulo diz: "se pelo Espirito..."
Vamos exercitar um pouco a hermeneutica biblica para chegarmos a um nivel maior de entendimento desse topico.
"Tomai tambem o capacete da salvação e a espada do Espirito que é a Palavra de Deus" - Efésios 6.17
O jejum, assim como a oração, que tambem é um dos meios de nos santificarmos tera um nivel melhor de aproveitamento quando estivermos alicerçados na Palavra. Repare bem, quando lemos em Joao 17.17 o Senhor Jesus nâo esta dizendo "santifica-os na verdade, o jejum é a verdade ou a oração é a verdade". Qualquer tentativa de nos santificarmos sem estarmos fundamentados na Palavra corremos o risco de se enganarmos, de atingir uma pseudo-santificação; ou seja, o resultado sera desastroso - (Lucas 6. 47 ao 49).
Concluindo: orar e jejuar é importante na santificação, mas o ingrediente basico sempre sera obedecer a Palavra de Deus

FOMOS CHAMADOS PARA A SANTIFICAÇÃO PRA QUE?
QUE RISCO CORREMOS DURANTE ESSE PROCESSO?

Leiamos Hebreus 12: do versiculo 14 ao 16 e essas 2 perguntas nos serão respondidas. De acordo com o versiculo 14 entendemos que a santificação é necessária, pois sem ela nao veremos a Deus. Nos 2 proximos versiculos observamos alguns risco que corremos durante a busca.

RAIZ DE AMARGURA: Muitas pessoas dentro da igreja aparentam uma vida santa e até são manifestos alguns gomos do fruto do Espirito(Galatas 5. 22 e 23). De repente essas pessoas começam a passar por tribulações, e tornam-se iracundas, queixosas, amargas e com procedimentos que nunca esperariamos delas. Elas justificam suas atitudes alegando que estão passando por lutas. Mas a biblia nos diz que as lutas, provações, tribulações não mudam o caráter de ninguém, e sim revelam a verdadeira natureza que estava camuflada numa mascara de "santidade". (I Corintios 3.13).
Muitas vezes essas raizes de amargura vem a tona porque existe no coração das pessoas magoas, rancor, perdão não liberado.
Quando essas amarguras tomam conta da nossa vida, anulamos o processo de santificação; por isso precisamos arrancar essa raiz para que a nossa busca de santificação prossiga de forma correta e sadia. Corremos o risco de perdermos até a nossa salvação se esse mal nao for extirpado - leia Mateus 6.14 e 18 do vs. 23 ao 35

DEVASSIDÃO: temos que observar quão preciosa é a santificação, pois é com ela que veremos a Deus e passaremos a eternidade com Ele. Assim como era valioso o direito de primogenitura nos tempos de Esaú e Jacó, muito mais é a santificação e não a troquemos por nada nessa terra. Satanás esta sempre oferecendo a nós os pratos de lentilha ou outras "guloseimas", mas que possamos dizer como Jesus: "Nem só de pão vivera o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus " (Mateus 4.4). Que nesse processo de santificação possamos ser como o homem que achou o tesouro escondido e troquemos o bom pelo melhor(Mateus 13.44 e 45).
Existem outros riscos que corremos quando buscamos a santificação (engodos). O inimigo de nossas almas não quer que nos santifiquemos porque isso é um duro golpe contra suas pretensões.

COMO SABER SE ESTAMOS NOS SANTIFICANDO?
Seria conveniente em termos humanos se tivessemos um aparelho para medir nosso processo de santificação, mas existe um processo mais genuíno. Em Mateus 7. 15 ao 20 a biblia nos mostra como podemos discernir nossa santidade, se pararmos para meditar sobre isso. Precisamos olhar nossos frutos, assim veremos se estamos realmente caminhando para a santificação.

QUAIS SÃO ESSES FRUTOS?
Na epistola aos gálatas, capitulo 5, versiculos 22 e 23 o apóstolo Paulo nos apresenta o FRUTO DO ESPÍRITO (não são os frutos e sim o fruto).

RELEMBREMOS: Espada do Espirito = Palavra de Deus em Efésios 6 e também João 17.17 = "Santifica-os na verdade, a Tua palavra é verdade."
O manejar correto da espada do espirito produzira o fruto da santificação que tanto precisamos. Podemos estar infrutiferos mas a medida que a Palavra vai podando areas de nossa vida que impede-nos de sermos produtivos, nossa situação estéril começa a se reverter (Lucas 13.6 ao 9 e João 15.2). Precisamos ser podados nas áreas que impedem a nossa santificação.
Para relembrar, o fruto do Espirito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e dominio próprio
Santificação é um tema muito amplo para ser abordado de forma completa, mas o básico eu creio que foi citado aqui.

IV - CHAMADO PARA O ARREPENDIMENTO - Mc. 5.32
Embora o arrependimento em si não seja suficiente para nossa salvação (necessitamos ser justificados), nem por isso ele é indispensável.
O arrependimento é o primeiro passo para uma nova vida, vida de liberdade, de alegria, esperança. Arrependimento não é um sentimento, mas sim uma mudança de atitude, uma manifestação visivel a todos que nos cercam (Hebreus 12.1).
Quando nos arrependemos verdadeiramente, nossas atitudes, nossas palavras e até mesmo nossos pensamentos mudam. Não é chorar por erros cometidos, derramar baldes de lágrimas e continuar a cometer as mesmas coisas, mas sim procurar dar tudo de si para que não se repitam.
Existem pecados que individualmente falando, temos tendência a sempre cometê-los, áreas onde somos vulneráveis e não existe em nós força suficiente pra resistir. Quando nos arrependemos de verdade vamos procurar fugir dessas áreas, se desviar delas e dizer nao. Devemos cortar relações com tudo e todos que possa nos atrair pra elas, se realmente o arrependimento esta em nosso coração. Isso inclui amizades, pontos de encontro e outras atividades relacionadas a essa área.
I Corintios 6.12 - "Todas coisas me são licitas, mas nem todas me convém. Todas coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". Esse texto nos ensina que muitas coisas aparentam serem boas, proveitosas e quiças útil, mas não convem. Precisamos orar ao Espirito Santo para discernir bem essa questão. I Tessalonicenses 5.22 - Abstende-voss de toda especie de mal- algumas versões e traduções esta escrito para fugirmos de toda especie de mal.

V - CHAMADOS PARA VIGIAR
Agora que temos consciencia da salvação, do poder da verdade, da santificação e do arrependimento, vamos aprender sobre vigiar, pois o nosso inimigo trabalha dia e noite contra nossas vidas.
Mateus 26.41 - "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade o espirito esta pronto, mas a carne é fraca".
Satanás procura de todos os meios para que nós, os crentes, caiamos em tentação e inclusive, ele sabe quais são os nossos pontos fracos. Ele vai explorar nossas tendencias; mas compete a nós vigiarmos debaixo da jurisdição da Palavra de Deus, jejuando e orando. I Pedro 5.8 - "sedes sobrios, vigiai! o vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar".
A melhor maneira de vigiar esta escrito em Tiago 4.7. Estaremos vigiando corretamente quando nos sujeitarmos a Deus.

FINAL
Poderia citar nesse estudo muitos outros chamados que Deus tem para nós, tão importantes como esses citados; como por exemplo: o chamado para testemunhar Jesus, evangelizar, interceder, louvar, para perdoar etc, mas creio que se tomarmos posse de todos esses que mencionei teremos uma base sólida para uma vida cristã cheia de graça e verdade.
Não sou teólogo, professor de teologia, nem professor de escola dominical, mas preparei esses estudo, que através da ministração do mesmo, poderemos aperfeiçoá-lo, pois é um estudo interativo, visando o crescimento espiritual da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Que todos possam colaborar comentando, acrescentando o que tiver que acrescentar, pois completa somente a Biblia é, não sendo preciso acrescentar e nem diminuir nada a ela.

QUE TODOS NÓS POSSAMOS SER EDIFICADOS, INSTRUIDOS E USAR TUDO QUE APRENDEMOS COM DEUS PARA ABENÇOARMOS OUTRAS PESSOAS, POIS UM GRANDE CHAMADO DE DEUS É PARA SERMOS CANAL DE BENÇÃOS NESSA TERRA.

Que Deus vos abençoe


PR. LUIZ KUSHIMIZO
IGREJA DO PODER E DA GLORIA DE DEUS
MINISTERIO MAANAIM
JAPÃO